Tanque estacionário

Saiba tudo sobre tanque estacionário

O tanque estacionário é uma ótima opção para empresas que precisam deixar armazenado o óleo diesel no local em que estão trabalhando. Ele é usado, principalmente, em obras de longa duração para abastecer máquinas e caminhões de forma rápida, segura e prática.

Muitos desses equipamentos não podem transitar em algumas rodovias e estradas, portanto, precisam de um local fixo para ficar. Por isso, o abastecimento de óleo diesel deve ser feito dentro da própria obra.

Esse processo irá gerar economia de tempo e dinheiro, uma vez que o combustível vai até a obra e não precisa passar pelo processo de deslocamento.

Lembrando que esse processo só pode ser feito por empresas especializadas e que esteja dentro de todas as normas de segurança, para que não corra risco ambiental.

 

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre os tanques estacionários, o que são, seus benefícios e como utilizá-los.

 

 

O que são tanques estacionários


Os tanques estacionários são recipientes metálicos que podem armazenar pequenos e médios volumes de produtos. Eles são construídos com base nas normas brasileiras ABNT NBR 15.461 e internacionais UL 142.

Quando esses armazenamentos são em postos de abastecimento, a aplicação da NBR 15.461 é obrigatória, de acordo com a Portaria do INMETRO nº 117, de 05 de maio de 2009 e a Resolução 273 do CONAMA.

Os postos de abastecimento com capacidade de armazenar até 15m³ não precisam de licenciamento ambiental, mas devem atender os requisitos operacionais de proteção ao meio ambiente. Instalações acima de 15m³ devem, obrigatoriamente, possuir licença e o cadastro na ANP.



O que inclui um tanque estacionário?

O tanque estacionário é feito de todas as peças e materiais que ajudam a manter a estrutura e integridade do tanque. Entre elas podemos citar:

– tampa simples ou montada ou qualquer meio utilizado para fechar o tanque;

– qualquer componente feito para proteger o tanque de danos, como por exemplo, proteção contra raios;

– componentes integrantes, como os indicadores de altura do líquido, serpentina de aquecimento ou válvulas internas;


É bom lembrar que não fazem parte dos tanques as embalagens, contêineres intermediários para granel (IBC), transportáveis, cilindros de gás comprimido ou vagões cisternas.

 

Tipos de tanques estacionários


Existem os tanques verticais e os horizontais.

Tanques verticais – são utilizados para armazenamento de médios e grandes volumes e são construídos baseados nas normas brasileiras ABNT NBR 7821 e nas internacionais API 650. Eles possuem algumas variantes, entre elas o teto, que pode ser fixo ou flutuante.

Tanques horizontais – são usados para armazenar volumes pequenos e médios e devem ser construídos através da norma brasileira (ABNT NBR 15.461) e a internacional UL 142.

 

Tipos de abastecimento


As modalidades para abastecimento dos tanques podem variar em:

– Fracionado – é quando os tanques são abastecidos diretamente pelo caminhão tanque do TRR. Para esse serviço, o caminhão vai até a obra e faz o abastecimento através de um medidor de vazão e uma bomba.

O abastecimento fracionado é muito usado em obras com o prazo de duração mais curto, que não demanda grandes volumes de combustíveis.


– Abastecimento com carga fechada em tanque estacionário – como já vimos anteriormente, esse modelo é utilizado em obras de longa duração e que utiliza um volume maior de combustível.

O caminhão tanque faz a entrega de uma carga fechada em compartimentos lacrados, descarregando todo o combustível em um tanque estacionário instalado no local.

Apesar das diferenças e especificações, os dois tipos de abastecimento irão garantir o suprimento de combustível na obra. Para fazer a escolha certa, busque uma empresa TRR especializada para que ela possa orientar da melhor forma.

 

Cuidados com os tanques estacionários

 

Tanto o transporte como o armazenamento do diesel em tanques estacionários exigem cuidados, pois ele está sujeito a riscos a sua conservação.

Por isso, é importante estar atento aos cuidados que devem ser tomados em todo o processo de armazenamento do óleo diesel para que a qualidade seja preservada.

Veja os principais cuidados que se deve ter com os tanques estacionários:


Acúmulo de água no tanque

Muitas vezes pode acontecer a condensação da umidade do ar na parte interna do depósito. Por isso, com o passar do tempo, essa água pode começar a se acumular no tanque.

Sendo assim, esse acúmulo irá resultar no aparecimento de fungos e bactérias que se alimentam do óleo armazenado.

Quanto mais tempo esses organismos ficam ali, mais eles vão se multiplicando e vão depositando no fundo do tanque um material microbiológico chamado de Borra. Ela tem o poder de prejudicar o combustível e saturar os elementos filtrantes de forma mais rápida.

Diante disso, a tubulação e filtros de combustível do tanque podem ficar comprometidos, se não for feita uma drenagem semanalmente.


Envelhecimento do diesel dentro do tanque

Quando o óleo diesel fica envelhecido dentro do tanque estacionário, ele acaba liberando sedimentos. Esse conteúdo liberado pode danificar o sistema de abastecimento e comprometer a qualidade e desempenho do combustível.

O diesel envelhecido também irá criar peróxidos que poderá ocasionar possíveis entupimentos de filtros e travamento das bombas e bicos.

A dica é fazer um cálculo de consumo para evitar que o diesel fique armazenado por muito tempo e envelheça dentro do tanque.



Mantenha o combustível longe de altas temperaturas

O tanque estacionário não pode ficar em locais muito quentes, pois o superaquecimento irá levar ao envelhecimento do combustível. Quando o diesel envelhece, nós já vimos o que pode acontecer.

 


Atenção para o material e características do tanque

O diesel não pode ser armazenado em tanques feitos de cobre, chumbo, titânio, zinco ou de aço revestido em bronze ou latão.

Isso porque esses materiais contribuem para a oxidação do combustível e geram acúmulo de resíduos que prejudicam a qualidade do produto.

Por isso, escolha sempre materiais de qualidade e dê preferência para os tanques estacionários feitos com material de aço carbono.

Outro detalhe importante que precisa estar atento, é o tipo de tubulação e conexão que são utilizadas no tanque.


Cheque regularmente

Assim como em qualquer tipo de equipamento é preciso fazer uma manutenção preventiva, para assegurar a qualidade e prevenção do tanque.

Para isso, é preciso fazer drenagens diariamente ou no máximo, uma vez por semana.

 

Como fazer a limpeza do tanque estacionário?


Caso seu tanque esteja contaminado, será preciso você fazer uma limpeza e uma descontaminação bem minuciosa. É aconselhável que essa limpeza seja feita de seis em seis meses, mas, se durante a prevenção, você perceber a contaminação, será preciso agir imediatamente.

Por isso, separamos algumas dicas para que essa limpeza seja feita da melhor forma. Confira:

Opte por especialistas para fazer a limpeza – o processo de limpeza do tanque estacionário é complexo, pois precisa seguir algumas leis para não caracterizar crime ambiental.

Se ela for realizada por um especialista, será mais eficaz e não irá sofrer riscos de acidentes ou contaminações.

Para fazer uma boa limpeza, siga os seguintes passos:
1º – Remova o diesel – o primeiro passo é fazer a drenagem do combustível excedente e deixá-lo armazenado. Após esvaziar, é preciso abrir os bocais para ter uma ventilação dos vapores excedentes no tanque.

2º – Quando necessário, é preciso fazer a inertização do tanque. Esse processo é a aplicação do vapor de hidrocarbonetos, feita para reduzir o percentual de oxigênio em um ambiente fechado. Ele irá evitar e prevenir explosões e incêndios dentro dos tanques estacionários.

3º Remover os detritos – é preciso retirar os detritos mais pesados que se alojam nas paredes do tanque, seguindo um processo de hidrojateamento de alta pressão.

Para fazer essa retirada é preciso acionar uma mangueira de água pressurizada contra as paredes do tanque. Em alguns casos é recomendado o uso de água sanitária.

Somente em casos muito específicos é necessário a entrada de uma pessoa dentro do tanque, para realizar a limpeza, por exemplo.

4º – Tanque seco – quando for receber outra carga de óleo diesel, é preciso que ele esteja seco.

5º – Eliminar sedimentos de forma adequada – para esse tipo de descarte é preciso autorização do órgão responsável de cada estado, pois deve ser feito seguindo a legislação ambiental vigente. 

 

TRR São José

Enfim, a TRR São José oferece a instalação dos tanques estacionários e bombas para a sua obra de forma prática e rápida e com segurança. A empresa conta com profissionais qualificados que podem ajudar desde a instalação, abastecimento e manutenção dos tanques.

 

Para conhecer melhor, clique AQUI.



Veja também:
7 particularidades dos motores a diesel

 

 

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