ÓLEO MINERAL

Por que usar aditivo de tratamento no diesel

Usar aditivos de tratamento no diesel auxilia na eficácia do motor. Vamos descobrir o porquê neste artigo.

O petróleo é uma das matérias-primas mais importantes da atualidade e seus derivados são usados no dia a dia de todo mundo.

O Brasil, por exemplo, é o sétimo maior consumidor de derivados de petróleo do mundo.
Desde 2003 as refinarias brasileiras vêm sofrendo mudanças para modernizar e melhorar a qualidade dos produtos e processar ainda mais óleo nacional.

Para acompanhar essa evolução, começam a surgir várias empresas e marcas de aditivos.
Assim, diante da popularização dos aditivos, ficou ainda mais necessário estar por dentro deste assunto, principalmente para aquelas empresas que trabalham com veículos e frotas.

O que é aditivo de óleo diesel

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, os aditivos são substâncias ou misturas de substâncias utilizadas em pequenas proporções e capazes de agregar benefícios ao óleo diesel, sem comprometer a qualidade nos parâmetros de qualidade e segurança.

Os aditivos podem ser compostos pelo princípio ativo, ou estar misturados com diluentes e fluídos carreadores. 

A sua principal função é melhorar e prolongar o funcionamento e vida útil do motor. Além disso, podemos citar:

– lubrificação das engrenagens;
– prevenção de ferrugem;
– economia de combustível;
– limpeza de válvulas;
– aumento do número de cetano;

Propriedades dos aditivos de óleo diesel



Entre as funcionalidades dos aditivos estão: função dispersante, anticorrosiva, desemulsificante, detergente e antiespumante. Vamos conhecer cada uma delas.

1 – Função dispersante

Essa função permite o agrupamento e precipitação de partículas insolúveis. Isso quer dizer que garante uma melhor combustão e durabilidade do motor, pois acumula menos resíduos.

2 – Função anticorrosiva

A função anticorrosiva é responsável por evitar qualquer tipo de corrosão das partes metálicas do sistema de combustível quando há presença eventual de água.

Dessa forma, todo o sistema de armazenamento fica protegido da corrosão.

3 – Função desemulsificante

Essa é a função que ajuda a melhorar o processo de drenagem e de limpeza do sistema de tanques de armazenamento, pois ele facilita a separação da água e do óleo diesel.

4 – Função detergente

É a função detergente que previne o aumento de consumo e das emissões durante a vida útil do motor.

Tudo isso porque ela diminui a formação de depósitos no sistema de injeção.

5 – Antiespumante

A função antiespumante diminui a formação de espumas no momento do abastecimento com óleo diesel.

Isso faz com que a operação seja realizada de forma mais rápida e adequada, evitando a formação de espuma que acarreta perda de volume dos tanques.

Como usar o óleo diesel com o aditivo

No Brasil o óleo diesel, independentemente se ele é aditivado ou não, pode ser usado de três formas:


– Transportes – representa 75% do total de óleo consumido;
– Agropecuário – 16% d consumo total;
– Transformação – está relacionado a 5% do óleo consumido no Brasil;

O óleo diesel também é utilizado no abastecimento de carros, mas no Brasil a utilização desse combustível está mais ligada ao transporte de cargas.

Na indústria, o uso do combustível fica vinculado ao funcionamento de geradores elétricos e aquecimento de caldeiras.



Uso de óleo diesel de baixa qualidade


Quando falamos de óleo diesel de baixa qualidade, estamos falando daquele que contém impurezas ou que não recebeu o tratamento certo. 

Esse tipo de óleo pode levar a gastos excessivos com manutenção e reparos no motor, além de diminuir o rendimento do combustível.

O setor agrícola acaba sempre sofrendo com esse tipo de problema, pois nem todos os veículos de uma frota recebem o tratamento correto relacionado à qualidade do diesel. O que vai acontecer é que elementos como bicos, filtros, unidades injetoras e bombas, costumam ser trocadas e reparadas com mais frequência, trazendo um gasto maior para a empresa.

Sabemos que todas as peças precisam de manutenção, mas se os cuidados certos forem tomados, com certeza essa manutenção não será tão frequente.

Benefícios de usar aditivo de óleo diesel

Como já foi falado diversas vezes, o maior benefício em usar aditivo no óleo diesel é a redução de custos de manutenção. Mas ainda podemos citar:


Outra grande vantagem no uso dos aditivos está relacionada a preservação do motor aos efeitos do calor nos tubos de aspiração e na câmara que faz a combustão.


Muitas vezes pensamos que somente a água irá prejudicar o aproveitamento do combustível, esquecendo que o calor também prejudica. 

A válvula de admissão, por exemplo, precisa suportar uma grande diferença de temperatura quando o motor está ligado. 

Essa mudança de temperatura, quando entra em contato com o combustível, irá gerar o acúmulo de carvão dentro do motor.

Para evitar que isso aconteça, os aditivos possuem a capacidade de dissolver esses sedimentos, limpando as válvulas e evitando a formação de crosta.
Além de tudo isso, os aditivos ajudam a diminuir a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre.
Para um bom funcionamento do motor,  a utilização dos aditivos é importante, ainda, para:
– facilitar a drenagem do tanque;
– criar um filme protetor nas paredes do tanque;
– aumentar a vida útil do diesel;
– melhorar o desempenho do motor.


A TRR São José

A TRR São José possui autorização ANP para atuar com o abastecimento de combustível de diesel a granel para diversos segmentos do mercado, como transportadoras, frotistas, empresas agrícolas e obras. 

O objetivo é sempre o de entregar um produto de qualidade e de armazenagem correta do combustível.


Para saber mais sobre a armazenagem, clique AQUI.

 

Veja também:

Quais os riscos de um óleo diesel de baixa qualidade?

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta