Tecnologia em mãos: Conheça as vantagens para o agricultor

Em nosso último post, você pôde conhecer as novidades e dados levantados para os próximos anos do Agronegócio. Veja agora os benefícios que a tecnologia já implementou e ainda promete trazer para o crescimento dos produtores no Brasil. 

Maciez da carne bovina

Há cerca de 40 anos atrás, a produção de carne de gado no Brasil era um pouco mais de 3 milhões de toneladas.

 

Hoje, em locais onde a tecnologia já foi inserida, a produção representa 3 vezes mais, chegando ao número de quase 10 milhões de toneladas.

 

Entre os avanços tecnológicos na pecuária de corte, estão o estudo da genética e o monitoramento de dados fundamentais para o futuro da atividade.

 

Veja também: Os benefícios em utilizar drones na agricultura 

 

No centro de desempenho animal da Embrapa Cerrados, todos os dados do gado são avaliados pelos pesquisadores. Cada cocho é uma balança que permite saber exatamente a quantidade de ração que foi colocada.

 

Para avaliar a genética dos animais, são pegos pelos do bulbo deles, de onde é extraído o DNA. Com isso, os pesquisadores procuram características que sejam do interesse dos criadores.

 

Um exemplo disso é a maciez, que já foi identificada entre as informações contidas na genética dos animais.

Tecnologia na palma da mão

Com o auxílio do celular, agricultores já têm acesso a diversas opções de aplicativos que os ajudam a saber como agir da melhor maneira para obter melhores resultados. Seja em sua safra ou criação de animais.

 

Entre as informações contidas nesses aplicativos que podem ser acessados pelos agricultores estão:

 

  • Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc): Com mais de 25 mil mapas de clima e solo, o produtor tem acesso à informação do melhor período para o plantio.

 

  • Acesso à assistência técnica rural: em algumas regiões, o produtor tem contato direto com profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do estado. Por exemplo: se o agropecuarista identifica algum problema no campo, ele pode utilizar o aplicativo para se comunicar diretamente com um técnico da Emater. Podendo inclusive, enviar ao profissional fotos para identificação mais facilitada da situação.

 

Trator que não precisa de operador

 

Já imaginou contar com um trator que anda sozinho em sua produção?

 

As máquinas avançaram em diversos aspectos, entre eles está a criação de um projeto, o qual uma equipe brasileira participa, de um trator sem cabine e que não necessita de operador.

 

Esse conceito ainda está em testes nos Estados Unidos, mas já aponta em ótima direção para a indústria.

Menos agrotóxicos e mais economia 

A integração de dados é fundamental para que o uso de insumos e agrotóxicos seja otimizado. 

 

Através de um aparelho móvel, agricultores podem registrar todas as operações que ocorrem em suas propriedades.

 

No controle de pragas e doenças, por exemplo, aplicativos mostram exatamente onde a concentração pode prejudicar a lavoura. Com isso, é possível agir pontualmente.

 

Nanotecnologia e suas soluções

 

A nanotecnologia está presente nos pneus de carros à base de carbono, nos celulares, no detergente que usamos, em alimentos que ingerimos e produzimos como o queijo, entre milhares de outros itens. Entretanto, ela é praticamente invisível. Mesmo assim, muitos estão de olho nas soluções que pode trazer.

 

Mas o que é nanotecnologia?

 

Quer saber mais sobre esse termo, o que ele significa e que mudanças benéficas pode trazer?

 

Então acompanhe nosso próximo post. 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta