Sementes clandestinas: cuidado com grãos deve aumentar
Nos últimos meses, no estado do Paraná, houve uma operação de busca por sementes clandestinas que teriam chegado de diversas regiões da Ásia. Sendo assim, em casos como esse, é necessária a ação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), para monitorar essas sementes.
Os casos de sementes clandestinas não foram exclusivos do Paraná e estados como Santa Catarina, por exemplo, também registraram ocorridos. Então, para mais informações sobre esses acontecimentos, continue a leitura deste post!
Produtores em mais de 20 cidades foram monitorados
Ao todo, 21 cidades paranaenses registraram o recebimento de sementes clandestinas. Inclusive, um fato curioso é que até mesmo profissionais que não fizeram a compra de sementes receberam sacos.
As pessoas procuraram a Adapar e entregaram as sementes para uma avaliação do órgão. Esse, por sua vez, encaminhou-as para o Ministério da Agricultura, que enviou para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
Alguns produtores rurais informaram a Secretaria de Agricultura sobre o ocorrido e que o remetente teria sido um e-commerce asiático. Vale lembrar que, há um tempo, em meados de junho, o mesmo ocorreu em cidades dos Estados Unidos.
Houve casos, também, de algumas pessoas que plantaram as sementes. Em ocorrências como essas, fiscais da Adapar vão até o local para pegar uma amostra da planta e do solo. Na sequência, encaminham para análise.
O perigo em torno de sementes clandestinas
Por se tratar de sementes sem precedentes, não se sabe ao certo o que elas podem causar ao solo. Aliás, uma das opções são as pragas ou demais doenças. Portanto, não se deve plantar e muito menos descartar essas sementes de qualquer maneira.
Há toda uma legislação em torno da compra e importação de sementes. Inclusive, é necessária a autorização do Ministério da Agricultura para que isso seja feito. Isso porque, o intuito é justamente proteger a economia e a sociedade da disseminação de pragas ou produtos infectados.
Então, o que achou da notícia? Já tinha ouvido falar de casos de sementes clandestinas em outras regiões? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários, pois adoraríamos saber mais!
Veja também: