Segurança do trabalho: conheça 7 equipamentos indispensáveis
No mercado de segurança do trabalho existem diversos equipamentos para garantir a segurança dos trabalhadores no exercício de seu ofício.
Geralmente, são utilizados EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para escudo auditivo, respiratório, visual, facial, de mãos e pés, sendo que cada um dos itens é utilizado conforme o perigo ao qual o trabalhador é exposto.
E mais: Dicas para você economizar no combustível
No artigo de hoje apresentaremos 7 EPI’s essenciais para a proteção de colaboradores de indústrias e companhias. Acompanhe.
Capacete
O capacete é um equipamento de segurança bastante pertinente para a proteção do crânio. Em geral, o capacete protege o trabalhador de quedas, objetos ou, ainda em modelos específicos, os trabalhadores podem contar com a adição da viseira e do arco voltaico, criando uma proteção ainda mais completa contra luz solar, elementos como faíscas, eletricidade e etc.Protetor auricular
Entre os equipamentos que protegem os ouvidos, os mais comuns são os tampões e abafadores de ruídos.
Os altos ruídos estão entre os fatores mais prejudiciais à saúde dos colaboradores, porém o pior disso é que, geralmente, as consequências a essa agressão são percebidas apenas depois de anos. Os protetores mais comuns são do tipo concha, conjugados ao capacete e plug.
Máscara
Este é o EPI (Equipamento de Proteção Individual) mais importante. Ele tem capacidade de filtrar o ar poluente e elementos tóxicos. Os itens de proteção facial podem ser fabricados com diversos tipos de materiais e podem fornecer desde barreira filtrante básica a respiradores com filtros químicos específicos e mais completos como as máscaras semi faciais.
Luvas
O tamanho e o material utilizado na fabricação das luvas varia de acordo com a sua finalidade. Existem luvas que protegem desde as mãos ao topo do braço, enquanto outras têm funcionalidade de proteger apenas a mão e o punho.
Veja ainda: dicas para quem vai pegar a estrada nesse feriado
As luvas com as palmas texturizadas são ideais para o manuseio de cargas pesadas, enquanto as de borracha nitrílica são perfeitas para quem trabalha com agentes químicos e biológicos. As em PVC servem para pessoas que se expõe a solventes, graxa e óleo.
Calçados
Encontramos no mercado, diversos calçados específicos para garantir a proteção de trabalhadores contra ambientes, tóxicos e escorregadios, bem como arranhaduras e cortes. Exemplos disso são os sapatos especiais, botas (que podem ser bastante úteis para proteger as pessoas de possíveis picadas de insetos e ataques de animais silvestres) e coturnos.
Coletes de sinalização
Os coletes de sinalização são equipamentos que auxiliam na identificação de trabalhadores.
Geralmente, possuem cores que se destacam no escuro e em localidades de com pouca iluminação, como cavernas, estradas em obras e etc.
Para trabalhos com altitude
De extrema importância, os equipamentos utilizados para que os trabalhadores não corram riscos de quedas e que proporcionam maior segurança em serviços feitos com certa altitude, são geralmente cintos, cinturões, talabartes reguláveis, trava-quedas e mosquetões.
É bastante comum que EPIs como esses, sejam utilizados juntos para disponibilizar uma segurança maior aos trabalhadores.
É importante que os responsáveis das empresas e indústrias que expõe os funcionários a certos riscos, tenham em mente que quedas podem trazer sérias consequências, incluindo o óbito. Por isso, é de extrema importância seguir à risca as indicações de segurança.
E mais: como zerar os pontos na carteira de habilitação
O investimento nos EPIs corretos para os funcionários de uma empresa ou indústria estimulam a produtividade e a confiança do trabalhador em relação a seu empregadores.
A negligência por parte das companhias podem causar grandes problemas, incluindo processos, acidentes, prejuízos financeiros e, inclusive, de saúde posterior aos seus colaboradores. Por isso, é sempre bom manter-se informado e com a proteção necessária em dia disponível.
Gostou das informações? Quais EPIs já são utilizados em seu trabalho e empresa? Conta pra gente!