Safra 2020/21: estimativa é de recorde para a produção de grãos

Depois de 2 anos seguidos de uma safra de grãos recordes, a estimativa para 2021 é que estes números sejam novamente superados. Sendo assim, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de 2020/21 deve resultar na colheita de 268,7 milhões de toneladas.

Continue a leitura deste post para maiores informações!

Confira:

O aumento é de 4,2% em relação à safra passada

Inegavelmente, o cenário do início da próxima safra não poderia ser melhor: os preços dos grãos estão altíssimos. Consequentemente, os produtores estão motivados a investir nessa plantação. Isso, segundo a Conab, será um fator decisivo para essa quebra de recordes.

Além disso, a área de cultivo de grãos também deve aumentar e passará para 67 milhões de hectares. A estrela do show deve continuar a mesma: a soja.

A safra de soja, de acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve alcançar um resultado de 127,1 milhões de toneladas em 2021. Ou seja, 4,6% a mais do que foi registrado em 2020.

O cenário econômico está muito favorável

As cotações internacionais estão em alta e o câmbio é muito favorável às exportações. Inclusive, países como a China estão entre os mais interessados na alta de produção de grãos no Brasil.

Já que citamos o exemplo da soja, continuemos. Segundo especialistas, a tendência é que os preços do grão também continuem em alta. Em resumo, todos os fatores que influenciam nesse crescimento estão favoráveis.

 

Safra 2020/21: estimativa é de recorde para a produção de grãos. Foto/Reprodução: Drazen_ no iStock

 

A Bolsa de Chicago, os prêmios e o câmbio, por exemplo, que formam o preço da soja, apresentam fundamentos suficientes para que o mercado acredite que os patamares se elevem nos próximos meses.

Isso se deve a uma questão de oferta e demanda. A primeira não está nos seus melhores momentos e a segunda, por sua vez, está muito forte. Como resultado, qualquer questão de interferência na oferta, como o clima por exemplo, pode indicar elevações no preço.

Deixe sua opinião!

E então, quais são as suas expectativas para a safra 2020/21? Conte-nos abaixo, nos comentários.

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais, assim, mais pessoas ficarão por dentro deste assunto.

Leia também:

Soja no sul do país: acompanha as perdas e ganhos da última safra

Cooperativismo: quais as vantagens para o produtor rural? 

 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta