Queda de temperatura na região Sul do Brasil pode anteceder neve

Queda de temperatura na região Sul do Brasil pode anteceder neve

Regiões Sul e Central do Brasil observarão mais chuvas nesta semana devido às áreas de instabilidade e massa de ar polar.

Se você reside na região Sul do país, sem dúvidas notou a grande queda de temperatura nos últimos dias. De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima a semana será de frio e bastante chuva. Entenda!:

Uma massa de ar polar, que avança sobre o Rio Grande do Sul, é observada para essa semana e promete trazer queda de temperatura ainda mais intensa a partir de amanhã, quarta-feira (19/8), há ainda a possibilidade de formação de geada em toda a região, com maiores incidências entre a quinta-feira (20/8) e sexta-feira (21/8).

Segundo informações da Climatempo, a combinação da forte massa de ar polar junto à frente fria e à circulação ciclônica de uma baixa pressão atmosférica, cooperam com a entrada de umidade e ventos muito frios. 

Como consequência, as Serras Gaúcha e Catarinense podem aguardar, inclusive para os próximos dias, a formação de neve e chuva congelada entre os períodos da tarde e noite.

Extremo sudoeste do estado do Paraná e parte Sul do Paraguai também podem esperar queda acentuada das temperaturas.

Há possibilidades ainda que, se mantida essa massa polar, o frio intenso chegue, inclusive, ao sul do Mato Grosso do Sul, é o que afirma Marco Antonio dos Santos (agrometeorologista da Rural Clima).

Chuvas acometem regiões produtoras e todo o Brasil

Desde a segunda-feira (17/8), além da baixa nas temperaturas, a frequência das chuvas também foi observada em diversas regiões, que vão além do Sul do país. E devem persistir.

Além do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, São Paulo também poderá enfrentar a incidência maior de chuvas.  

A partir de sexta-feira (21/8), regiões produtoras do Norte e Nordeste do país também poderão ser alcançadas por resfriamento em maior intensidade. 

Entre elas:

  • Maranhão;
  • Tocantins;
  • Piauí;
  • Bahia.

Preocupação na lavoura 

Nas regiões produtoras de trigo, por exemplo, a preocupação com as condições climáticas já acomete o trabalho na lavoura.

Por outro lado, não existem previsões de ocorrência de frio intenso, ou seja abaixo de 5ºC, nas áreas produtoras centrais do Brasil, no entanto elas não poderão fugir de um resfriamento.

Em Cuiabá, por exemplo, estima-se temperaturas próximas a 10ºC.

A indicação para essas localidades é preparar-se o quanto antes para minimizar as consequências que podem ser trazidas por essas mudanças repentinas! 

Compartilhe com os amigos e familiares essas importantes informações! 

Fonte: Marco Antonio dos Santos (agrometeorologista), Rural Clima, Revista Globo Rural, Climatempo.

Veja também: 

Safra de grãos 2020: Conheça estimativa do IBGE para o setor

Queda no preço do feijão carioca: Entenda o motivo! 

Plano Safra 2020/2021 entra em vigor: Conheça todas as informações

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta