Produção de castanha da amazonia- foto imykola freepik

Produção de castanhas na Amazônia: saiba como a iniciativa está ajudando a economia local e recuperando florestas

Além de sustentável, a prática vem contribuindo significamente com a renda de diversas famílias na região, todavia, envolve muita dedicação, tempo e investimento dos participantes, saiba o porquê.

As castanhas representam alguns dos principais produtos do extrativismo da Amazônia atualmente.

A prática da coleta da castanha, que acontece no chão da floresta, é bastante popular na região e contribui com a geração de renda de diversas famílias.

No entanto, essas informações não são uma grande novidade para boa parte das pessoas. Ao contrário disso, outra atividade tem chamado atenção.

Trata-se de um trabalho que tem crescido muito nos últimos anos, inclusive no atual momento da economia, onde muitas realizações foram afetadas devido a pandemia do Coronavírus.

A prática envolve o cultivo comercial da castanheira no município de Itacoatiara, próximo a Manaus.

A partir de um projeto agropecuário, o engenheiro agrônomo paulista, Sérgio Vergueiro, chegou à região através de um programa do governo que incentivava o desenvolvimento da Amazônia por meio de projetos agropecuários.

Foram abertos 3 mil hectares em dois anos, mas não demorou muito para que o local perdesse sua fertilidade natural e fosse tomado por plantas daninhas e pragas, o que fez com que a criação de gado fosse descontinuada no local.

Por exigir um grande investimento para a recuperação do solo a fim de dar continuidade à mesma atividade, Vergueiro se viu de mãos atadas por um momento.

Para a maioria dos criadores, o ideal seria abandonar o local e continuar a criação em uma nova área.

Ele deu preferência à uma solução que não apenas pudesse salvar a área, mas que também pudesse ser aproveitada para a geração de renda.

Foi aí que entrou a castanha.

O cultivo da castanheira e a produção da castanha

Um pouco diferente do que pode ser observado na natureza, é uma árvore de tronco reto, que pode chegar a atingir 50 metros de altura. 

No cultivo para produção de frutos, ao atingir cerca de 3 anos no campo, a muda da castanheira é enxertada com material mais produtivo e, em sua fase adulta, apresenta-se mais baixa, com até 20 metros.

Na propriedade em questão, foram necessários 15 anos para que as árvores passassem a produzir o fruto (ouriço), em uma quantidade relevante, para que o produto pudesse ser comercializado.

Trabalho que exige muita dedicação e paciência.

Produção da Castanha da Amazonia foto RHJ Adobe

A época em que os ouriços caem do pé acontece entre os meses de janeiro e abril, após isso, é o momento ideal para que os frutos sejam coletados, lavados e reservados para a extração das castanhas.

Geralmente, um ouriço reserva em média 15 castanhas.

Seleção e encaminhamento das castanhas

Entre o processo necessário para que as castanhas estejam prontas para o próximo destino que serão direcionadas, está, primeiramente, a separação das mesmas, que é seguido da secagem e seleção das que serão destinadas ao desenvolvimento de novas plantas e as que serão comercializadas.

O destino das castanhas são lojas de produtos naturais e segmentos de produtos orgânicos.

Não é apenas de castanha que a propriedade do Vergueiro vive. Metros cúbicos de madeira de propriedade valem dinheiro e ofertados na forma de crédito de reposição florestal para pessoas ou empresas, que por qualquer motivo tenham desmatado áreas de proteção ou ainda para quem esteja em dívida com os órgãos ambientais por quaisquer outras causas.

Opções de geração de renda que não acabam mais!

A propriedade é um grande exemplo de como um negócio pode ser multiplicado se por trás dele houver propósito, empenho e visão.

Por se tratar de uma espécie nativa da região, há uma grande burocracia ante esse comércio, para garantir que ela seja preservada.

Bom para todos 

A solução está longe de recuperar o ambiente original de uma mata, contudo, já é um enorme avanço em contribuição ao meio ambiente e seu restabelecimento, de alguma forma.

Além disso, a toda a prosperidade gerada pela fazenda garante hoje o emprego de mais de 40 funcionários, que contam com moradia no local e carteira de trabalho assinada.

Um grande exemplo a ser observado e seguido!

Gostou dessa matéria? 

Então não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais.

Semanalmente muitas histórias e atualizações sobre economia, agronegócio e dicas valiosas para o crescimento do seu negócio.

Compartilhe!

Fonte:G1

 

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta