Por que ter um tanque estacionário?
Você já parou para pensar nas vantagens que possuir um tanque estacionário traz para sua obra ou fazenda? Com um rigoroso controle de qualidade e gastos, você trará mais economia ao seu bolso.
Assim, você investindo em um contrato com a TRR São José – em toda a região dos Campos Gerais – garante que o combustível que estará usando é de altíssima qualidade, além de ter todas as comodidades como horário de entrega marcado e evita o desperdício.
Dessa forma, seguindo as normas impostas para se ter um tanque em seu espaço, você consegue economizar ao saber quanto está gastando em cada máquina, além de reduzir os custos com abastecimento.
Então, se você tem a opção de contratar um tanque para reduzir os custos, neste artigo explicaremos as vantagens, normas e regras para que você, seus trabalhadores e o meio ambiente estejam protegidos.
Primeiro, saiba que os tanques precisam de um espaço especial para eles, não adianta colocar eles em algum lugar fechado ou improvisar um espaço. Dessa forma, além de selecionar qual o melhor tipo de tanque estacionário para você.
Desse modo, só pela garantia de sempre saber quanto de combustível você ainda possui – ou quando ele irá acabar – o tanque estacionário pode ser uma boa opção.
Quais as vantagens em ter um tanque estacionário?
Bem, as vantagens são muitas. Desde você ter o combustível em sua propriedade, evitando o deslocamento e gastos de tempo e dinheiro para isso, até ter o abastecimento de seu tanque na quantidade e horário que desejar.
Conheça as principais vantagens de se instalar um tanque estacionário em sua propriedade:
Mais qualidade de combustível
Tendo o seu próprio tanque e fazendo a manutenção dele conforme a TRR São José indicar, você tem a certeza que seu combustível é de qualidade, já que só a TRR São José terá acesso ao tanque e seus acessórios.
Assim, você consegue ter o controle da contaminação de seu combustível, sabendo que o sistema de microfiltragem e o acompanhamento por análise do óleo garantem que o seu combustível terá o menor índice possível de contaminação.
Controle no abastecimento e consumo
Você não terá mais problemas ao saber quanto está sendo gasto em seu maquinário, já que o controle será feito em seu próprio pátio.
Com os medidores indicados e sendo usado da maneira correta, você saberá exatamente quanto cada máquina está gastando, incluindo quanto por semana é gasto em sua propriedade.
Redução de custos
Bem, como você deve imaginar, tendo o controle total de quanto é gasto por cada máquina, além de saber quanto você precisa abastecer para conseguir encher seu tanque, você reduz custos, não é mesmo?
Assim, tendo o controle de gastos mais perto, você consegue reduzir custos e planejar melhor cada etapa do seu abastecimento.
Controle de abastecimento
Como já dito, o controle do abastecimento é feito por você em sua propriedade e, dessa forma, você sabe bem para onde está indo cada parte do seu óleo diesel.
Assim, você pode ter a certeza de quanto sua equipe usa em cada maquinário e ter a certeza que não estão existindo desperdícios.
Praticidade no abastecimento
Sem precisar colocar seu maquinário em rota de abastecimento em ruas comuns, você tem a segurança e a praticidade quando precisar encher o tanque de seu maquinário.
Outra praticidade, é a certeza de ter o seu abastecimento acontecendo quando você precisa, já que seu tanque será sempre abastecido quando e com a quantidade que você deseja.
Quais as regras e normas para ter um tanque estacionário?
Como dito anteriormente, para se ter um tanque estacionário em sua propriedade é necessário seguir algumas normas e regras de segurança.
Dessa forma, a construção do espaço para recebê-los pode até ter um custo elevado em um primeiro momento, mas se paga a longo prazo.
Mas, para construir a área e instalar seu tanque estacionário, as regras são rígidas e são homologadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo as mesmas para o Brasil todo.
Garantindo, deste modo, que em qualquer região brasileira você terá o mesmo controle para instalar o seu tanque.
As regras gerais são:
- NBR 15461, que normatiza a construção e instalação de tanques aereo (ou elevados) de aço carbono para líquidos inflamáveis e combustíveis;
- NBR 7821, que normatiza a construção dos tanques de aço carbono em uso de materiais, projeto, testes, soldas e formatos;
- NBR 15456, que dita as regras para construção de ensaios para unidades de abastecimento que possuam gabinete hidráulico;
- NBR 13787:2013, que regula os procedimentos de controle de estoque e movimentação de combustíveis do Sasc (sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis);
- NBR 14606:2013, sobre os procedimentos de segurança para entrada em espaço confinado;
- NBR 7505-1 e 7505-4, que fixa condições para projetos e instalações de armazenagem de combustíveis em tanques estacionários;
- NBR 17505, referente ao armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis;
- IT 25 Corpo de Bombeiro, que fixa as normas voltada à segurança contra incêndios em líquidos inflamáveis e combustíveis;
- Resolução CONAMA 273, voltada à preservação do meio ambiente.
Cada uma com especificações diretas para uma parte da construção, elas trabalham juntas para manter a saúde ambiental e das pessoas que estarão envolvidas no processo.
Assim, sempre respeitando as normas, a TRR São José pode instalar em sua propriedade o seu tanque estacionário.
Agora que você já conhece todas as normas, regras e vantagens, entre em contato com a TRR São José e programe já a instalação de seu tanque. Usando o tanque da maneira correta você terá a Garantia de um óleo diesel de qualidade e com a quantidade necessária sempre.
Além disso, a TRR São José realiza toda a manutenção necessária para você não ter problemas com o seu tanque. Além de sempre poder completar com a quantidade que você precisar, seja abastecimento completo ou fracionado.