Os impactos do Coronavírus na economia e agricultura brasileira
A pandemia do Coronavírus balançou a economia mundial e fez o dólar disparar no Brasil.
A cotação chegou a ultrapassar os 5 reais, com consequências diretas para agropecuária.
Os custos com insumos importados aumentaram de 10 a 15% para a atividade, entre eles a ração, as sementes, os agrotóxicos e os fertilizantes.
Em compensação, os produtos de exportação ficaram mais competitivos.
Efeito positivo e negativo do aumento do dólar
Com o crescimento de 15% na cotação do dólar, em 2020 até agora, o agronegócio se depara com diversas mudanças na economia do ramo. Que impactam na de todo o país.
Para os produtores, os pontos positivos estão contrapondo os efeitos negativos nos valores das carnes, que eram de 15 a 20% menor em relação aos levantados nos anos anteriores.
O impacto negativo é devido ao Coronavírus, tendo em vista que o Brasil exporta 40% de sua produção para a Ásia e essas vendas já caíram significamente.
Há uma quebra de confiança dos consumidores de maneira geral, principalmente em relação aos grãos e algumas carnes que compõe as vendas no exterior.
Qual é o tempo estimado em que novo Coronavírus vive em uma superfície ou no ar?
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde , não há uma média de tempo estipulada de sobrevivência do vírus fora de seres humanos, por hora, todavia existem algumas táticas de prevenção.
Entenda:
Apesar de ainda não ser possível afirmar o tempo em que o novo Coronavírus pode sobreviver no ar ou em superfícies, pesquisadores afirmam que ele parece se comportar de forma bastante semelhante ao demais tipos de vírus.
Em estudos realizados pela OMS, o vírus apontou permanência em superfícies por algumas horas e, até mesmo, vários dias, podendo variar de acordo com as condições climáticas do local.
Contágio
As pessoas podem pegar o Covid-19 de outras que já têm o vírus.
A doença pode se espalhar através de pequenas gotículas do nariz ou boca que se espalham quando uma pessoa afetada pelo vírus tosse ou espirra.
Além disso, essas gotículas também pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa contaminada, que pode ocasionar o contágio de outras que tocam esses objetos e/ou superfícies e que, posteriormente, levam as mãos aos olhos, nariz ou boca.
No ar
As pessoas também podem ser contaminadas pelo novo Coronavírus se respirarem gotículas de uma pessoa com Covid-19 que tosse ou exala essas gotículas.
Tendo isso em vista é essencial permanecer a pelo menos 1 metro de distância de uma pessoa doente.
Todavia, em pesquisas em andamento da OMS sobre a maneira pela qual o novo Coronavírus é disseminado sugerem que o Covid-19 é transmitido, principalmente, pelo contato com gotículas respiratórias e não pelo ar, como se acreditava ser possível.
A recomendação da OMS:
A maior recomendação da OMS é de que, caso você entre em contato com superfícies de higiene duvidosa, o ideal é que você a limpe com desinfetante, se possível.
Caso se trate de um local público, é imprescindível que você higienize as mãos com álcool ou lave-as adequadamente com água e sabão.
Gostou das dicas?
Como você tem se preparado, preparado sua casa e família para passar por esse período de mudanças que o Covid-19 trouxe nos últimos dias?
Compartilhe com a gente nos comentários!