Orgânicos: saiba como o crescimento na venda desses produtos tem afetado os planos dos produtores
O setor de orgânicos, que já vinha crescendo nos últimos anos, teve um aumento significativo após o início da crise do coronavírus. Entenda!:
Entregas realizadas por meio dos serviços de entrega (delivery) garantiram a comercialização dos produtos e, como consequência, renda para os agricultores.
A crise econômica tem afetado diversos setores nos últimos meses, incluindo o de alguns agricultores e pecuaristas.
Todavia, há quem tenha conseguido distribuir o seu produto nesse período e até mesmo se deparado ao crescimento no número de venda.
É o caso de muitos produtores de hortaliças orgânicas, pelo menos no que diz respeito aos do interior do estado de São Paulo.
Entenda a produção de orgânicos
A produção orgânica de alimentos contempla aquela que não faz uso de agrotóxicos e, por isso, pode ser avaliada em diversos aspectos como mais saudável para os consumidores, profissionais que fazem o manuseio e cultivo dos alimentos, bem como para a natureza.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, existe a maior e mais tradicional feira de produtos orgânicos de todo o Brasil, que já possui mais de 30 anos de atividade.
Mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus
Devido à pandemia, essa tradicional feira sofreu diversas mudanças nos últimos meses, o que incluiu o fechamento pela Prefeitura da cidade.
Outra mudança ocorreu no cotidiano dos profissionais que trabalhavam nas atividades da feira, referindo-se à forma de atender os clientes mesmo após a autorização parcial das vendas na feira.
Todos os feirantes tiveram de se adaptar, fazendo uso máscaras e luvas por exemplo.
Outra mudança na venda de orgânicos na feira deu-se à manipulação dos alimentos, a qual não está sendo feita pelos mesmos profissionais que recebem o dinheiro dos clientes, por exemplo.
Os dias de funcionamento também estão diferentes!
Antes, a tradicional feira de orgânicos atendia todos os sábados, domingos e terças-feiras; agora, apenas aos finais de semana.
No que diz respeito à quantidade de produtores que comercializavam seus produtos na feira, o número caiu pela metade.
Isso devido a muitos deles partirem do interior e, para muitos deles, a viagem não compensou mais, por conta do cenário de pandemia.
Iniciativa para não comprometer as vendas dos orgânicos por completo
Fora as vendas realizadas em feiras, muitos produtores tiveram que enfrentar também a perda ou adiamento de entrega de orgânicos aos restaurantes, que fecharam ou mesmo tiveram uma diminuição significativa de seus atendimentos.
Ao se deparar com essa realidade, para não perderem as vendas, os produtores reuniram-se, a fim de criar um sistema delivery para o consumidor final.
Nesse sistema desenvolvido pela Faesp, o cliente liga, escolhe os produtos de que necessita e uma cesta é montada pelo agricultor, para ser entregue na casa da pessoa.
A iniciativa tem contribuído bastante para que a produção não estagne, garantindo os produtos aos clientes e a geração de renda para quem os cultiva.
O delivery também estimulou muito as pessoas a consumirem mais produtos, afinal, quem não aprecia a comodidade de receber os alimentos que deseja em sua casa?
Muitas lojas que antes atendiam fisicamente, estão cada vez mais adaptando seu atendimento às vendas online.
Agora, o mesmo pode ser ofertado aos clientes que desejam consumir alimentos frescos e saudáveis, sem adição de agrotóxicos.
Coronavírus x Preocupação com a saúde
A pandemia trouxe diversas e novas oportunidades às pessoas em relação a reverem seu estilo de vida e, principalmente, preocupação com a saúde.
Por esse motivo, antes pessoas que não interessavam-se por alimentos orgânicos passaram a pesquisá-los e ainda consumi-los, o que pôde aumentar significamente o número de pessoas que têm preferência por esses alimentos mesmo após a pandemia.
Motivo de comemoração para veteranos na produção de orgânicos
Segundo informações da Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), atualmente, os produtos orgânicos não correspondem nem a 1% dos alimentos desenvolvidos no Brasil.
No entanto, apesar de pequeno, esse mercado engloba 22 mil produtores, que movimentam cerca de R$ 4,5 bilhões anualmente, com um crescimento que gira em torno de 15% a 20% ao ano.
Com o aumento da popularidade dos orgânicos, todos se beneficiam, produtores, suas família, a saúde dos que adquirem esses produtos, bem como a natureza em geral, como já citamos.
E você, tem o costume de cultivar alimentos orgânicos para consumo próprio e/ou venda?
Vê a diferença entre eles e os com agrotóxicos?
Compartilhe conosco sua opinião e experiência!