O óleo diesel pode vencer?
Embora muitos não saibam, o óleo diesel tem validade e realmente pode vencer se não for utilizado no período correto.
Essa questão afeta diversas pessoas, desde o distribuidor até mesmo o motorista, já que se ele ficar estocado por algum tempo, ele pode passar do prazo de uso.
Porém, por não ter uma data “correta”, é colocado uma média pelos distribuidores. Assim, a condição de armazenamento é muito importante, já que pode melhorar o aproveitamento do seu óleo diesel e impedir dele vencer.
Por exemplo, tanques limpos e sem detritos podem ajudar a fazer seu óleo diesel não vencer e, por isso, render mais tempo.
Mas, você sabe os riscos de deixar o óleo vencer, quais os problemas para o óleo e como ter uma noção da validade do combustível?
Se você quer conhecer mais sobre esse assunto e, assim, evitar o seu óleo diesel de passar da validade e afetar o seu uso, esse artigo é para você.
Aqui iremos explicar de forma clara para você e apontar o que você pode fazer para evitar do seu óleo diesel vencer.
Como assim o óleo pode vencer?
Sim, embora não pareça e, talvez, não faça sentido para você, o óleo diesel é um combustível que pode vencer.
E, não existe um padrão de tempo de consumo para o óleo diesel como em alimentos que tem prazo de validade. Neste caso, o combustível pode ser afetado por onde ele está armazenado e, até mesmo, por fatores externos como temperatura e pressão do ambiente.
Assim, é comum dizer que o óleo diesel tem um prazo de validade bem curto, já que, do dia de armazenamento até o seu vencimento, são apenas três meses – em média.
Por isso, é muito importante saber como está o seu tanque onde o combustível será armazenado.
Esse prazo de três meses é estipulado pela Petrobras em seu site oficial. Porém, para a Petrobras o prazo de venda máximo deve ser de um mês, já que o armazenamento feito em postos ou distribuidoras é feito de maneira correta e, assim, pode melhorar o prazo para o uso em máquinas e automóveis.
Porém, existe diferença entre o diesel S10 e o diesel S500. Isso porque o segundo tem uma tendência de durar mais que o primeiro, já que possui uma quantidade maior de enxofre em sua composição.
Mas, devemos relembrar sempre que esses prazos maiores são em condições corretas de armazenamento, com tanques limpos e manutenção feita de maneira correta.
Assim, se você utilizar de maneiras corretas para armazenar o seu óleo diesel, você pode garantir uma maior vida útil para ele.
Vale salientar que o óleo diesel brasileiro tem uma validade diferente da validade dos óleos de outros países. Isso porque, desde 2005, o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel obriga por lei que uma quantidade de biodiesel seja misturada ao diesel comercializado.
Essa nova mistura faz com que o combustível aumente sua capacidade de absorver água do ar. Por esse motivo, existe um crescimento do número de microrganismos dentro do óleo diesel.
Quais os riscos de usar o óleo vencido?
São diversos os riscos de usar um óleo diesel vencido. Desde prejuízo financeiro, por aumentar o consumo do combustível, até mesmo riscos ao motores e maquinários.
Por isso, o uso de um óleo diesel que venceu é um erro muito grande. Além disso, é comum que o óleo estragado cause oxidação, o crescimento microbiano e hidrólise no seu motor.
Outro fato a se atentar é que o óleo diesel pode vencer dentro do tanque de seu maquinário ou veículo, já que, se o consumo dele não for realizado no prazo, pode acumular diversas sujeiras e detritos no tanque.
Por esse motivo, é sempre necessário cuidar para que o seu óleo diesel não chegue a vencer e, assim, comprometer seu motor.
Como saber se o meu óleo diesel está contaminado?
Existem sinais além do desempenho do motor, que fica mais fraco e consome mais, além de emitir mais fumaça que o normal, poluindo mais e colocando a vida e o meio ambiente próximo em risco.
Assim, se você for conferir no tanque ou no próprio óleo diesel, tem maneiras de confirmar se ele venceu.
O diesel estragado fica com uma coloração mais marrom, parecido com barro. Além disso, a tampa e o fundo do tanque podem apresentar um aspecto de enferrujado.
Desse modo, é necessário que você limpe o seu tanque antes de voltar a utilizá-lo, já que a decomposição de bactérias, a mudança de temperatura e a água presente podem fazer o novo óleo diesel vencer mais rápido.
Essa limpeza, uma possível troca ou manutenção, deve acontecer da maneira mais rápida possível, já que continuar utilizando o óleo diesel estragado – ou com partes do que estragou – é mais prejudicial do que parece.
Então, esteja sempre por dentro do uso do seu óleo diesel para garantir que ele não vá vencer.
E como fazer o armazenamento correto?
Primeiro que, para se ter o óleo diesel de qualidade, é necessário que ele seja comprado e entregue pela TRR São José.
Aqui fazemos todo o armazenamento correto, as manutenções dos tanques e suas outras partes, além da preparação para a implementação do tanque em seu terreno, garantindo que você terá o total cuidado do óleo diesel.
Outro fato a se atentar é que existem regras de tratamento, como:
- drena a água sempre que for abastecer o tanque;
- manter o tanque à temperatura de 21°C;
- tratar com biocidas e estabilizantes;
- verificar se há água no tanque após chuvas;
- Manter o óleo diesel de acordo com a NFPA 110.
Mas, se você quiser garantir que o seu óleo diesel estará sempre para uso, sem deixar ele vencer, contrate já os serviços da TRR São José. Com mais de 30 anos de trabalho, somos a melhor distribuidora nos Campos Gerais e, assim, podemos garantir a manutenção, qualidade e limpeza que o seu tanque de óleo precisa.
Veja mais: