Diesel s10

Óleo diesel S-10: tudo que você precisa saber

Você já ouviu falar de óleo diesel S-10 ou BS-10? Esses números estão ligados à concentração de enxofre na sua composição.

O óleo diesel tem se tornado uma opção bem mais eficiente e menos poluente, principalmente pela redução do enxofre nas suas derivações. Ele é um derivado do petróleo composto por hidrocarbonetos, nitrogênio, enxofre e oxigênio.

Utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão, o óleo diesel está presente nos veículos rodoviários, ferroviários e marítimos, bem como geradores agrícolas, industriais e elétricos.

No Brasil, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) é a responsável por fiscalizar e incentivar a redução do teor de enxofre do óleo diesel que vem sendo utilizado.


O que é óleo diesel S-10?

 

Esse diesel entrou no mercado em 2012 decorrente de um acordo judicial chamado “Termo de Ajustamento de Conduta”, feito em 2008. O principal objetivo deste termo é diminuir a poluição atmosférica.

O Programa de Controle de Poluição no Ar por Veículos Automotores, Proconve 7, ou somente P7, é uma legislação brasileira bem parecida com a Euro 5, que é utilizada na Europa.  Ela estabelece os limites de emissão de poluentes dos veículos.

Quem criou esse programa foi o Conselho nacional de Meio Ambiente (CONAMA), no ano de 1986 e tornou o Brasil o primeiro país do mundo a tirar o chumbo da composição da gasolina e propor a redução do enxofre nos combustíveis.

Depois da obrigação da P7 os motores dos caminhões feitos a partir de 2013, ano em que a norma se tornou obrigatória, começaram a ser produzidos para aceitar somente essa quantidade de enxofre, não tolerando mais alta dosagem. Mas, como a frota de veículos no Brasil ainda é mais antiga, grande parte dos caminhões e ônibus ainda não estão enquadrados, até porque estamos falando de um combustível um pouco mais caro do que estávamos acostumados. 

Para se ter uma ideia do consumo e comercialização do diesel S-10 no Brasil, a empresa estatal produtora de combustível divulgou uma pesquisa que foi realizada em setembro de 2021. Entre os resultados, a pesquisa mostrou que a comercialização desse derivado alcançou um volume de 498 mil bpd. No terceiro trimestre do ano, a participação do S-10 nas vendas totais de diesel no país chegou a 56,1%. Isso representa 867 mil bpd de diesel vendido pela estatal nesse período.

 

Como ele é produzido?


O diesel S-10 tem 8% de biodiesel em sua composição e um teor de enxofre máximo de 10mg/kg, por isso o nome. Com essa composição ele consegue reduzir a emissão de partículas nocivas na atmosfera, causando assim, menos danos ao meio ambiente.

Devido ao refinamento que o diesel S-10 passa ele traz uma quantidade maior de hidrogênio, ficando bem parecido com solventes. O resultado disso, é menos contaminação de fluidos e menor acúmulo de sujeira no sistema de combustível.

Por ser um combustível menos agressivo, o S-10 acaba se tornando especial. Ele é recomendado para sistemas hidráulicos, motores e caixas de câmbio de caminhões, equipamentos agrícolas e de movimentação da terra.

 

O S-10, assim como o S-500, são os derivados mais comercializados e mais fáceis de encontrar no mercado. Para saber mais sobre a diferença dos dois, clique AQUI.


No que a taxa de enxofre interfere no diesel?

Para se ter um óleo diesel puro, é muito importante fazer uma filtração. Esse processo nada mais é do que reduzir o teor da água e separar as partículas sólidas e contaminantes do óleo.


O teor de enxofre do óleo diesel gera alguns benefícios, entre eles:
* Emite menos gases poluentes;
* Acumula menos resíduos no motor e nas válvulas;

Assim, a eficiência do motor é mantida por mais tempo, exigindo menos gastos em manutenção e troca de peças.

Essa filtragem é um processo bem simples, mas super eficiente e traz ótimos resultados e benefícios ao motor e suas peças, como: melhor desempenho, maior vida útil, ignição mais rápida, além de redução de custos com manutenção.

 

Benefícios do óleo diesel S-10

O diesel S-10 é, em média, 2,5% mais caro em relação a outros derivados, porém os ganhos compensam. As principais vantagens podem ser vistas na emissão de poluentes e no desempenho dos veículos, mas existem muitas outras. Entre elas podemos citar:

* Meio ambiente – ele reduz o impacto ambiental e foi principalmente por esse motivo que ele foi criado. Com o uso do S-10 a redução da emissão de óxido de nitrogênio pode chegar a até 98% e a de óxido de enxofre em até 80%. Sabemos que essas substâncias são altamente poluentes para a atmosfera, podendo causar algumas catástrofes com chuva ácida e problemas respiratórios.

* Poluição – o enxofre é uma substância poluente e prejudicial à saúde. Como a taxa deste gás no diesel S-10 é baixa, ele acaba se tornando menos poluente.

* Desempenho – vimos que ele pode chegar a um teor de cetano de até 48, muito mais que outros derivados do óleo diesel. O cetano aumenta a eficiência da queima do combustível, o que fará com que aumente a queima de combustível e melhore a partida a frio. Isso significa que irá reduzir a formação de fumaça branca no escape dos veículos.

* Atuação – permite um desempenho melhor do motor porque o S-10 recebe um refino diferenciado. Esse processo também amplia o indicador de cetano.

* Durabilidade do motor – quando o enxofre entra em contato com o calor e a umidade, pode aumentar os riscos de corrosão do motor e das peças. Por esse motivo, o Diesel S-10 reduz as chances de corrosão e aumenta a durabilidade do motor.

* Manutenção – por possuir mais hidrogênio, ele aumenta a capacidade de ser solvente e deixa o local mais limpo. Tudo isso porque diminui a formação de sedimentos no tanque de combustíveis e em seus componentes.

* Trocas de óleo e lubrificante – por estar com o motor mais limpo, os lubrificantes não têm resíduos para absorver e ele pode ser usado por mais tempo, retardando a troca.


Como é calculado o valor do Diesel S-10?

Com tudo isso, são muito os fatores que influenciam no valor do óleo diesel até que ele chegue ao consumidor final. Hoje em dia, o preço do S-10 é feito da seguinte forma:

Em média 21% do valor corresponde a tributos estaduais (ICMS)  e de Federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins), os outros 12% correspondem a adição de Biodisel (regulamentada pela Lei 13.263, de 23 de março de 2016) e 13% deste valor está atrelado a distribuição de revendas.

Para você entender um pouco mais sobre os detalhes de como calcular o valor do óleo diesel, leia esse artigo no nosso blog.

 

Onde é utilizado o Diesel S-10?

Os veículos produzidos a partir do ano de 2013 usam somente óleo diesel S-10. Aqueles mais antigos também podem usar o combustível, porém precisa ser feita uma limpeza no tanque de combustível e em todos os seus componentes. Como o diesel S-10 tem a capacidade de ser solvente, pode entupir as mangueiras e bicos se essa limpeza não for realizada da forma correta.

Enfim, para comprar óleo disse S-10 de qualidade e preço justo, procure um fornecedor confiável e que esteja dentro de todas as normas e padrões de qualidade.

A TRR São José fornece produtos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade. Faça seu orçamento conosco, nossa empresa é certificada e traz excelência no atendimento e satisfação dos clientes.



Ficou alguma dúvida? Entre em contato!

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse.


Veja também:

O que é aditivo de óleo diesel?

 

 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta