óleo diesel. Foto: Zffoto - Adobe.

Óleo diesel BS10 e BS500: conheça suas principais diferenças

Considerado um dos combustíveis mais utilizados em todo o Brasil, o óleo diesel além de máquinas agrícolas e veículos de alto desempenho, também abastece frotas marítimas e ferroviárias, podendo servir até mesmo para a geração de energia elétrica.

Sendo um derivado do petróleo, composto de hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos e também, em menor quantidade, por nitrogênio, enxofre e oxigênio,  o óleo diesel pode apresentar algumas variações ou tipos, tendo cada uma delas sua função mais indicada.

No post de hoje trataremos de dois tipos, o S500 e do S10. Para conhecer um pouco mais de cada um deles e principalmente suas diferenças, acompanhe as informações a seguir:

Conheça as principais diferenças entre o óleo diesel BS10 e o BS500

Qual deles é o mais ecológico?

Enquanto o Diesel S500 possui 500 partículas de enxofre por milhão, o BS10 tem em sua composição 10 partículas por milhão. Ou seja, S10 dentre eles é o mais ecologicamente correto.

Tendo em vista esses dados é que o óleo diesel S500 não deve ser utilizado em veículos produzidos a partir de 2012, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), sendo esses veículos mais novos portadores de motores totalmente otimizados, ideais para o recebimento  do diesel S10, que, além de ter uma fórmula com eficiência ainda mais superior, é menos poluente.

Qual tipo proporciona melhor desempenho?

De forma geral o óleo diesel que tem maior número de cetano em sua formulação tende a possuir maior qualidade na ignição e melhor combustão.

Apesar de ambos serem bons e terem propósitos distintos, enquanto o índice de cetano do óleo S500 é 42, o do S10 é 48. Por isso, é comum que veículos abastecidos com óleo diesel S10 apresentem um melhor desempenho.

Coloração do óleo S500 e S10

O Diesel S500, que antes tinha uma coloração amarelada, passou a ser comercializado com a cor vermelha, por ter ganho em sua composição a adição de um corante em sua fabricação, exigido pela resolução da ANP nº 65/2011.

A medida foi adotada após ser verificada a necessidade de evitar trocas  entre o óleo diesel S500 e o S10.

Durabilidade do motor

 Outra vantagem do diesel S10 é a preservação das peças do motor.

Isso acontece devido a sua menor quantidade de enxofre. Que quanto menor é menor corrosão gerará em suas peças.

 Mantendo-as em excelente estado por muito mais tempo.

Sedimentos no tanque

Outra vantagem do óleo diesel S10 também está relacionada a quantidade hidrogênio que possui em sua formulação. 

Por ser maior, tem mais capacidade solvente e, como consequência, elimina os resíduos de sujeiras, geralmente acumulados no tanque, bem como em todo o sistema do combustível (e filtro).

Gostou de conhecer mais sobre o óleo diesel Bs10 e  BS500, além de suas indicações?

Comente conosco aqui nos comentários! E não deixe de compartilhar a informação com amigos e familiares que também gostariam ou precisam conhecê-las!

A TRR São José é referência na distribuição de óleo diesel na região dos Campos Gerais. Com 30 anos de mercado, atua no transporte e revenda de combustíveis para pequenos, médios e grandes consumidores.

Ao precisar de combustível de qualidade para sua produção, conte com a equipe e produtos da TRR!

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta