Você sabe os riscos que o óleo contaminado causa?

Você deve imaginar que o óleo diesel contaminado pode causar riscos ao seu maquinário. Mas, você conhece quais os riscos e como o óleo pode ser contaminado?

Primeiramente, é sempre necessário entender que o combustível não é contaminado em todo momento nem em qualquer local. Geralmente, quando ele é contaminado, acontece algum problema ou no tanque ou no abastecimento de seu tanque.

Assim, você deve manter sempre a manutenção de seu tanque feita para, dessa forma, garantir a melhor qualidade de seu óleo diesel, sem prejudicar seu maquinário ou veículo.

Além de riscos, o óleo contaminado ajuda a piorar o consumo de óleo, ao mesmo tempo que pode gerar desgastes ao motor e ao tanque de abastecimento.

Desse modo, é necessário que você esteja com a manutenção sempre em dia e, assim, evitando que o seu óleo se contamine por estar em ambiente insalubre ou sujo.

Mas, você sabe como os riscos do óleo contaminado chegam ao motor? E, você sabe quais são esses riscos?

Sabemos que quando um veículo, equipamento ou maquinário opera em um ambiente com grande quantidade de areia, poeira ou resíduos, acaba se tornando frequente a contaminação de óleo, já que ao abastecer esses dejetos podem acabar caindo junto ao bico do tanque. 

Assim, quando o abastecimento acontece da forma errada nos veículos ou maquinários, pode gerar grandes problemas.

O que é o óleo contaminado?

O óleo contaminado é um óleo que, de algum modo, tem dejetos e, água, areia ou poeira presente no líquido.

Assim, em palavras simples, o óleo contaminado é o óleo diesel que tem contato com qualquer outra substância que não seja o óleo ou os aditivos. 

Por isso, é sempre necessário saber se o seu óleo tem chance de estar ou está contaminado, já que essa contaminação traz grandes riscos ao seu maquinário, ao seu tanque ou até mesmo ao meio ambiente.

Desse modo, esse óleo contaminado pode mudar a capacidade do seu tanque, já que os dejetos podem prender no tanque, criando uma camada de sujeira nas bordas do tanque e, desse modo, diminuindo a capacidade do mesmo.

Outro modo de contaminação do óleo diesel é por micropartículas do oxigênio. Desse modo, essa contaminação é mais comum e sujeita a acontecer, já que acontece naturalmente nos tanques e tubulações. 

Então, durante o armazenamento, o abastecimento ou a retirada do combustível, é capaz que o óleo diesel seja contaminado.

Por isso, é necessário que você tenha que realizar a limpeza de seus tanques sempre, para evitar que você tenha o óleo contaminado.

E como evitar as contaminações?

Como já dito, é comum que a contaminação aconteça até mesmo dentro dos tanques, enquanto é abastecido ou no transporte.

Então, para evitar a contaminação do combustível tem alguns pontos que podem ser levados em conta.

Primeiro, o tanque de armazenamento deve estar vedado para impedir a entrada de água e partículas. Assim, é necessário sempre ter a certeza que o seu tanque está vedado e o melhor jeito disso acontecer é a manutenção preventiva da TRR São José.

Avalie sempre os aspectos do diesel recebido. Com a TRR São José essa etapa pode ser esquecida, já que nosso diesel é sempre de qualidade. Mas, se você for ver em outros lugares, avalie o diesel e recuse se ele estiver turvo.

Deixe seu tanque sempre limpo e, por recomendação, é normal realizar a limpeza duas vezes por ano. Assim, as poeiras e sujeiras podem ser retiradas para evitar que o tanque mantenha essa contaminação.

Para evitar o óleo contaminado também, é recomendado que você não deixe o óleo armazenado por muito tempo, já que o óleo envelhecido também é uma forma de contaminar o óleo.

Também é recomendado não expor o diesel a altas temperaturas, uma vez que a passa por degradação quando a temperatura sobe.

Quais os principais riscos do óleo contaminado?

Bem, são diversos os riscos que o óleo contaminado pode causar e nem todos eles são em seus veículos ou maquinário.

Existem riscos que são para o meio ambiente que, pelo óleo não estar puro como deveria estar, alguns gases que não deveriam são emitidos e, desse modo, lançar mais poluentes na atmosfera.

Outro risco é para os bicos de injeção que, com o excesso de contaminação sólida, podem entupir totalmente ou parcialmente. Assim, o combustível que deve ser pulverizado pode passar a ser esguichando. Isso pode ser notado quando a máquina ou motor perde desempenho e começa a falhar.

Na bomba injetora, o diesel contaminado pode provocar desgastes, deixando a bomba desregulada ou até mesmo causando travamentos.

Outro problema causado pelo óleo diesel contaminado é o aumento de consumo de combustível e o excesso de fumaça, sendo esse um dos maiores sinais que o motor está danificado.

Atente também que este excesso de fumaça é causado pela queima da parte superior do tanque. Essa queima é responsável pelo excesso de fumaça do motor.

Para você ter sempre um óleo diesel de qualidade, contrate já os trabalhos da TRR São José. Tanto no processo de armazenamento e entrega, quanto na manutenção e na montagem dos tanques, nossa equipe é treinada para evitar que a contaminação aconteça no seu combustível.

Assim, a TRR São José é a melhor escolha para você ter um óleo diesel de qualidade nos Campos Gerais.

 

Veja mais:

Por que a limpeza do tanque é tão importante?

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta