imagem de diesel

O que o óleo diesel de baixa qualidade pode causar?

Que existem riscos em utilizar um óleo diesel de baixa qualidade, você já sabe. E provavelmente, você deve saber que não dá para confiar em qualquer TRR na hora de entregar seu óleo também. 

Então, você deve saber os riscos que podem correr se apostar em um óleo diesel de baixa qualidade. 

Para você não correr riscos, é preciso saber o que se considera um diesel de baixa qualidade, como também os riscos que ele pode trazer a sua frota e tanques estacionários.

Primeiramente, você deve entender que para ter um óleo diesel de qualidade, é necessário escolher um TRR regulamentado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Então, já comece a contratar a TRR São José.

Agora você vai descobrir os riscos de um diesel de baixa qualidade, além de ver alguns testes que você pode fazer para saber a qualidade do mesmo.

O que é um óleo de baixa qualidade?

Bem, a definição é simples, mas mesmo assim pode te confundir em alguns momentos. Os óleos de baixa qualidade, segundo a ANP, são combustíveis que por qualquer motivo não atendem às especificações definidas pela ANP.

E essas modificações das especificações podem ser por vários motivos. Desde a adição de outros combustíveis até um armazenamento errado que pode ter colocado poeiras e outros dejetos no óleo.

Por isso, você deve tomar muito cuidado na hora de abastecer seu veículo, já que por vários motivos você pode estar colocando um óleo diesel de baixa qualidade, colocando em risco a vida útil e a performance do seu motor.

Assim, você deve estar sempre atento ao combustível, ao armazenamento – quando for você quem controla essa parte do processo – e ao abastecimento do seu óleo diesel.

Até porque, neste último caso, não adianta nada você ter as duas primeiras partes do processo perfeitas se, na última, não manter a qualidade. Afinal, um erro no abastecimento também pode colocar em risco toda a qualidade do óleo diesel.

Então, saiba que abastecendo com um produto de baixa qualidade, você pode estar desgastando o motor e peças do motor, além de gastar mais combustível.

E como posso saber se o óleo diesel é de qualidade?

Existem situações e modos de garantir a qualidade de seu óleo diesel.

A primeira e mais simples, é confiar na TRR São José e ficar com o melhor fornecedor que você pode encontrar.

Confiando na TRR São José, você terá a certeza da pontualidade, entrega no volume correto e a confiança que você precisa, para ter seu diesel de ótima qualidade.

  • Pontualidade: com a TRR São José você consegue escolher o horário do seu dia para receber o óleo diesel de ótima qualidade.
  • Entrega no volume correto: neste ponto é algo bem importante. Não importa se é para seu tanque estacionário ou para sua frota diretamente, com a TRR São José você tem a certeza do quanto você vai receber. Com isso, você evita desperdícios ou falta de produto. 
  • Confiança: A TRR São José é uma empresa que tem mais de 40 anos de mercado, atendendo com a revenda e transporte de combustíveis para pequenos, médios e grandes consumidores. Por isso, tem a confiança necessária para você escolher ao pedir seu óleo de qualidade.

Você conhece os testes para saber a qualidade do diesel?

Caso você não saiba, existem alguns testes que você pode fazer para garantir a qualidade do óleo diesel.

Com esses testes, você tem a certeza da qualidade do óleo, além de que o óleo diesel não tem impurezas, como poeira e ferrugem.

Teste visual ou de turbidez

Esse é o teste que você pode fazer fora dos laboratórios e, assim, garantir a qualidade do seu óleo diesel. 

O teste é, basicamente, analisar a olho nu o óleo e, assim, identificar se existe alguma impureza colocada nele.

Esse teste é muito fácil de ser realizado. Basta você pegar um litro do seu óleo diesel, “servir” ele em um recipiente de vidro transparente totalmente limpo.

Ao colocá-lo contra uma luz natural, você terá a visão de todo o óleo.

Assim, toda impureza como sujeiras, poeira e ferrugem será vista à olho nu.

Ao mesmo tempo, qualquer água ou líquido diferente do óleo diesel será separada do óleo pelas propriedades químicas diferentes. 

Teste de densidade

Este teste é um pouco mais complicado, mas ainda assim pode ser feito sem estar presente em um laboratório.

Para esse teste, você precisa de uma quantidade de 1 litro de óleo para ser testado, além de um termômetro (de -10°C a 50°C) e um densímetro.

Em uma temperatura de 20°C, coloque o óleo em uma proveta de 1.000 ml e, após isso, inclua o termômetro na proveta e, com movimentos giratórios, agite o óleo até que a temperatura seja identificada. 

Após isso, mergulhe o densímetro na proveta. Com isso, faça movimentos giratórios novamente e solte o densímetro dentro do recipiente. Assim, faça a leitura do resultado na superfície do material.

Com os valores de temperatura e densidade, já é possível determinar a qualidade do óleo diesel. A densidade, em uma temperatura de 20°C, deve estar entre 820 e 880 kg/m³ e a porcentagem de água e sedimentos deve compreender, no máximo, 500 ppm.

Se esses valores forem dados, você tem um óleo diesel de qualidade.

Teste de laboratório

Obviamente este é o teste mais eficiente e, ao mesmo tempo, caro. Para realizar, você precisa estar ou ter um laboratório, o que deixa os custos mais elevados.

Nestes testes, você consegue avaliar certas características impostas pelos órgãos reguladores da qualidade, que no caso do Brasil é a ANP. 

Para você que tem uma grande frota, é um investimento caro, mas vale a pena economicamente a médio e longo prazo. 

E quais os riscos?

Bem, se você perceber que seu óleo diesel é de má qualidade, o conselho é mudar o mais rápido possível de fornecedor. Assim, o risco de comprometer o seu veículo ou sua frota é menor. 

Entre os maiores problemas que o óleo diesel de má qualidade pode trazer estão os riscos ao carro e ao meio ambiente. 

O risco ao meio ambiente, os principais problemas são os número de resíduos poluentes que aumentam de forma significativa e podem ser gases e fuligens.

Já para o veículo, existem riscos de ter problemas mecânicos, podendo gerar desgastes, acúmulo de fuligem, ferrugem, perda de potência e outros problemas semelhantes.

Então, para ter a certeza do óleo de qualidade, entre em contato com a TRR São José e tenha sempre seu abastecimento com a melhor qualidade. Além disso, podendo ter a manutenção preventiva sempre que precisar.

Veja mais:

COMO FUNCIONA O ABASTECIMENTO AGENDADO?

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta