O que é o biodiesel?
O biodiesel é um combustível renovável feito a partir de óleos vegetais ou gordura animal e pode ser um substituto para o óleo diesel em percentuais de mistura ou totalmente. Ele pode ser obtido por meio dos óleos de soja, mamona, dendê, girassol e também da gordura de aves, bovinos e suínos, que vem de abatedouros.
Atualmente, está em vigor no Brasil uma lei que faz com que todo diesel comum possua 10% de biodiesel em sua composição, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e de valorizar a produção nacional.
Combustível renovável
Ao contrário dos combustíveis comuns que têm sua origem fóssil, a matéria-prima do biodiesel é renovável e orgânica. Sua composição tem um baixo teor de enxofre, o que quase não emite gases poluentes na atmosfera liberados pela sua queima.
A mistura com o óleo diesel comum reduz significativamente a emissão desses gases.
O biodiesel sem mistura é limpo, biodegradável e não tóxico.
No processo químico de sua produção são obtidos dois produtos: o biodiesel e a glicerina.
Vantagens da produção
Por ser retirado de óleos vegetais e valoriza a agricultura local. A produção gera novos empregos e valoriza a produção nacional, além de ter um custo de produção mais baixo em relação ao petróleo.
Sua produção ajuda a tornar país menos dependente dos combustíveis fósseis e segue na direção para a produção de energia limpa e renovável.
O Brasil no cenário do Biodiesel
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de biodiesel do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha.
75% do biodiesel produzido em território nacional vem do óleo de soja, devida a grande capacidade de produção da matéria prima no país. 20% vem da gordura animal e 5% das demais oleaginosas que podem ser utilizadas na produção do combustível.