Máquinas agrícolas e tratores têm recuo de 7% nas vendas. Foto/Reprodução: John Lambeth no Pexels

Máquinas agrícolas e tratores têm recuo de 7% nas vendas

A indústria sofre com falta de peças em decorrência da pandemia, o que resulta na alteração no preço do maquinário. No mês de agosto (2020), as vendas de máquinas agrícolas, bem como de tratores, somaram um total de 3.983 unidades.

Consequentemente, isso evidencia uma queda de 6,96% em relação ao mesmo período em 2019, no qual foram vendidas um total de 4.281 unidades. Essa informações são de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Sendo assim, em relação a meses anteriores, como julho, por exemplo, quando comparados aos do ano passado, o recuo foi mais expressivo ainda, totalizando 9,83%.

Comercialização de produtos agro em alta x recuo na venda de máquinas agrícolas 

O que pode intrigar grande parte das pessoas é o fato de as vendas de máquinas e tratores agrícolas terem diminuído enquanto a safra de grãos bateu recorde.

De fato, é importante evidenciarmos que o problema não está na ponta compradora, mas sim na indústria.

Grande parte das montadoras tem sofrido severamente com a falta de peças e componentes. Dessa forma, não conseguem suprir a demanda existente.

Venda de caminhões nesse cenário 

O cenário não se limita às máquinas agrícolas, sendo o segmento de caminhões também atingido.

Por haver falta de produtos, os emplacamentos caíram cerca de 8,29%, saindo de 8.081 unidades para 7.411 apenas de agosto para setembro. Quando comparado a setembro de 2019, por exemplo, o resultado foi ainda mais surpreendente. Sendo assim, teve uma queda de 20,31%.

A demanda para o mercado é forte, como sempre foi, e de maneira exclusiva não foi positiva apenas pelos problemas gerados na produção, ocasionados pela falta de componentes e pela baixa capacidade de produção dos principais fornecedores.

Os pedidos estão fomentados e, devido a isso, espera-se que para 2021 todos possam ser atendidos.

E você, acredita que em breve poderemos sair da situação econômica atual que estamos enfrentando em nosso país e mundo devido à pandemia?

Compartilhe com a TRR São José a sua opinião nos comentários! 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta