Mais biodiesel, menos poluição

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior causa de riscos à saúde vêm da poluição atmosférica. Com o objetivo de promover a reflexão sobre formas de consumo mais sustentáveis, o dia 14-08 marca o Dia de Combate à Poluição.

Uma das maiores ameaças à saúde da população das grandes cidades está na fumaça preta que sai dos veículos, o material que está localizado no escapamento, possui o nome de particulado (MP). Este poluente atmosférico é composto de sólidos com diâmetro reduzido, que penetram as vias respiratórias podendo causar câncer respiratório, inflamação de pulmão, agravamento de sintomas de asma. Essas doenças causam acabam causando muitas internações hospitalares para a sociedade e infelizmente até mesmo mortes, esses dados são apontados pelo Ministério do Meio Ambiente.

No Brasil, cerca de 96% das emissões de material particulado está associada ao diesel fóssil, alerta a pesquisadora da Rede Clima, Samya de Lara Pinheiro. É por isso que a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) vem defendendo a substituição gradual do diesel fóssil pelo biodiesel, combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais e residuais, que reduz consideravelmente a emissão de diversos poluentes que afetam a qualidade de vida do ser humano.

A adição de 20% de biodiesel no diesel fóssil, por exemplo, pode reduzir em 27% a 45% as emissões de material particulado. Semana passada (21-08-15), a Ubrabio e a Embrapa Agroenergia realizaram um diálogo: “Conversando sobre Biodiesel, Saúde e Mudanças Climáticas”, esse evento teve como objetivo promover a  contextualização sobre a produção e uso de biodiesel no Brasil e seus impactos no cenário atual em que se discute a relação das mudanças climáticas com a saúde pública. O objetivo é fornecer subsídios aos assessores parlamentares e técnicos e jornalistas para formulação de políticas públicas a favor do uso de combustíveis renováveis, por meio de um diálogo com especialistas nos temas propostos. O evento apresentou também uma visita a exposição  da Embrapa Agroenergia com produção ao vivo de biodiesel e mostra de matérias-primas.
Esse evento trás grandes pontos positivos para as autoridades, trazendo mais informações legais e pontuais para se trabalhar em todo o Brasil e se possível mundo.

Fonte: Cenário MT.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta