lixo eletronico saiba como descartar corretamente. Foto: Stepan - Adobe

Lixo eletrônico: Você sabe como descartar corretamente?

O descarte de lixo eletrônico, quando feito de maneira incorreta, leva a impactos ambientais graves, além de poder ser qualificado como crime ambiental.

Veja como e onde descartar corretamente seus aparelhos!:

Lixo eletrônico é um termo utilizado para se referir ao descarte de peças ou eletroeletrônicos por completo.

Entre alguns exemplos da opção podemos citar:

  • celulares;
  • impressoras;
  • computadores e suas peças;
  • pilhas;
  • baterias e mais. 

Esse material descartado também é conhecido por REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos) e requer um tratamento especial no momento em que não tem mais serventia para as pessoas.

É de extrema importância que esse tipo de material seja separado de resíduos orgânicos ou ainda recicláveis comuns, que é o caso do vidro, papel, plástico e metal (como latas de refrigerante e alimentos embutidos, por exemplo).

De acordo com um estudo realizado pela Global E-Waste Monitor, produzido pela Universidade das Nações Unidas em 2017, o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico em todo o continente americano.

A grande questão desse levantamento são as consequências que esse hábito traz, que são grandes impactos negativos ao nosso meio ambiente, incluindo o comprometimento da qualidade da nossa saúde.

Isso se dá pela enorme quantidade de chumbo, mercúrio e berílio na maioria desses componentes descartados de forma inadequada, que levam contaminação ao solo e à água, fora as pessoas que entram em contato com esses elementos sem proteção adequada.

Devido a tudo isso que o descarte irregular de lixo eletrônico já é classificado como crime ambiental e possui pena de multa.

Tendo em vista a importância de conhecer essas informações apresentadas, gostaríamos de trazer a solução do problema, ou seja, alternativas para descartar seu lixo eletrônico. 

Acompanhe:

Pontos de Entrega Voluntária, cooperativas e empresas especializadas com suporte para receber lixo eletrônico

Ao gerar lixo eletrônico, o primeiro passo a ser tomado é a separação adequada desse resíduo aos descartes recicláveis e orgânicos.

Esse é o passo fundamental para a preservação e cuidado com o meio ambiente e com a nossa saúde!

Feito isso, é possível levar o seu lixo eletrônico a locais de descarte específicos para esse material.

Com a pandemia do coronavírus e a recomendação de ficar em casa, indicamos, nesse momento, armazenar esse material em algum local da sua casa até que seja liberado e seguro sair de casa, para então descartar esse resíduo regularmente.

Mas guardar lixo eletrônico em casa?

Você não precisa se preocupar quanto a deixar em algum lugarzinho temporário, pois diferente do lixo orgânico comum, o eletrônico não atrai insetos ou roedores, por exemplo.

Quando a situação estiver normalizada e você puder sair de sua casa de maneira segura, há algumas opções de lugares próprios para esse descarte.

Em primeira instância, é importante você saber que desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que importadores e fabricantes e de eletroeletrônicos podem e devem se responsabilizar pelo descarte adequado do material que produzem.

A partir disso, a sua primeira opção é informar ao fabricante do produto sobre a destinação correta ou local indicado da empresa para recolhimento desses materiais.

 Algumas marcas de celular, como é o caso da Samsung, LG, Motorola, Huawei e Apple, por exemplo, possuem informações sobre esses postos de descarte e coleta em seus sites.

Fora isso, há diversas cooperativas em todo o Brasil especializadas em descarte do lixo eletrônico, incluindo instituições ligadas às prefeituras das cidades. 

Em Curitiba – PR, por exemplo, fora as cooperativas, muitos condomínios particulares recolhem e destinam esse lixo de maneira consciente. 

descarte de lixo eletronico saiba onde fazerFoto: Aleksandra Suzi - Adobe

Alguns terminais de transporte público também contemplam essa opção.

Em São Paulo – SP, é possível contar com a Coopermit, uma cooperativa vinculada à prefeitura municipal, que possui postos de coleta espalhados por todo o município.

Basta encontrar a mais próxima a você para contribuir com o meio ambiente e a si mesmo. 

Já no Rio de Janeiro, moradores podem contar com a e-lixo RJ e seus  pontos de entrega dos materiais.  

 Eles oferecem ainda o serviço de coleta para empresas que produzem esse tipo de material com maior frequência.

Grande parte, senão todas as prefeituras do país, já disponibilizam o serviço de descarte do lixo eletrônico em alguns pontos de entrega.

Caso você ainda não conheça nenhum onde vive, basta informar-se com a prefeitura por meio de uma ligação.  

 Se ainda assim restarem dúvidas, no site e-cycle, é possível encontrar em diversas localidades o ponto para o descarte de lixo eletrônico mais próximo a você!

Gostou dessas dicas?

Essas com certeza precisam ser espalhadas, para que mais pessoas tenham consciência do mal que o lixo eletrônico faz quando descartado incorretamente.

 É bastante simples resolver esse problema e contribuir com todo o planeta de forma inteligente e muito mais saudável para todos.

 Compartilhe essa informação! 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta