Por que a limpeza dos tanques de diesel é importante?
O tanque de combustível esconde um inimigo silencioso que pode diminuir a vida útil do seu caminhão. A limpeza periódica ajuda a manter o funcionamento do veículo e poupa o condutor de problemas mecânicos.
Com o tempo, é normal que substâncias se acumulem no fundo do tanque. Sem a limpeza adequada, essa sujeira acaba danificando as válvulas e sujando os bicos injetores.
Como a limpeza deve ser feita
Não devem ser utilizadas substâncias como água e sabão, pois elas contaminam o tanque e podem causar danos ainda maiores ao sistema. O próprio combustível deve ser utilizado nesse processo e descartado corretamente logo depois. Além do tanque, também devem ser limpos o filtro e a mangueira.
Durante a limpeza nenhum objeto deve ser inserido no tanque, pois a pintura interna deve permanecer intacta, sem ranhuras.
A limpeza deve ser feita por um profissional para evitar problemas como o vazamento de óleo diesel que pode ser considerado crime ambiental. É importante se atentar também para o risco de explosão oferecido pela manipulação do diesel, que é uma substância inflamável.
Quando fazer a limpeza?
O ideal seria fazer a limpeza do tanque periodicamente, mas você pode ficar atento a alguns sinais apresentados pelo seu caminhão.
Um veículo que começa a apresentar falhas, consumo elevado de combustível e diminuição de seu desempenho pode estar sofrendo com os danos causados por um tanque sujo.
É importante estar atento a qualidade do combustível que está sendo colocado em seu veículo. Procure sempre fornecedores de confiança e com selo de qualidade.
Faça revisões e limpezas periódicas. É comum a formação de colônias de bactérias nos tanques devido a matéria orgânica presente no biodiesel. A diálise suga o combustível presente no tanque e o separa de materiais sólidos presentes. Esse processo previne danos e aumenta a vida útil do veículo.