Importância da Manutenção de Equipamentos em postos de combustíveis
A Manutenção de Equipamentos em postos de combustíveis é essencial na garantia da qualidade dos produtos e do atendimento oferecidos.
Um posto de combustível compete uma série de atividades, equipamentos e produtos de alta sensibilidade. Com um maquinário de uso específico para combustíveis, é indispensável garantir que esteja nas melhores condições.
Nesse ínterim, a manutenção de equipamentos pode proporcionar mais segurança ao minimizar imprevistos. Com menos problemas, há uma menor taxa de prejuízos relevantes no fechamento das contas.
Isso pode gerar até 15% de economia às operações, proporcionando um sistema muito mais barato, sob controle e que consegue fidelizar os clientes com muito mais facilidade.
Tipos de manutenção dos equipamentos
Há 4 tipos específicos de Manutenção de Equipamentos variando conforme a necessidade da equipe e definidas segundo normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- Manutenção operacional: Simples e recorrente, realizada pela própria equipe;
- Manutenção técnica: Mais aprofundada que a operacional, precisa ser realizada por um profissional capacitado responsável por determinar um manejo ecologicamente correto do combustível;
- Manutenção preventiva: Como o nome diz, visa prevenir problemas futuros com manutenção programadas conforme necessidade;
- Manutenção corretiva: Acontece quando há danos a um ou mais equipamentos.
Em postos de combustível, todos esses tipos de manutenções podem ser realizadas em diversas áreas, garantindo que todos os setores estejam coordenados.
- Limpeza dos reservatórios;
- Manutenção dos bicos de abastecimento;
- Limpeza do piso;
- Limpeza do sistema separador de água e óleo
- Manutenção na bomba de abastecimento.
Por que realizar manutenção dos equipamentos é tão importante?
Para estar em contato com produtos que exigem atenção como combustíveis, é indispensável garantir que os equipamentos estejam em ótimas condições. Isso pode proporcionar mais segurança às atividades e minimizar a ocorrência de problemas.
Com utilização diária, é comum que aconteçam imprevistos nas operações. Entretanto, vazamentos, rompimentos e outros problemas impedem a realização das tarefas diárias, atrasando a rotina de trabalho. Isso também leva a mais gastos, impactando negativamente o retorno sobre o investimento (ROI).
A manutenção é um importante fator redutor de imprevistos e danos aos equipamentos. Consequentemente, há menos gastos com substituições e reparos, o que proporciona uma economia considerável e melhora a lucratividade do negócio.
Por serem de grande importância aos postos, esses equipamentos precisam estar em pleno funcionamento para garantir os resultados esperados. Afinal, ele também define a relação da marca com o cliente.
A manutenção é bastante associada à qualidade do atendimento e da experiência oferecida. Prestar um bom atendimento é o início da fidelização de seu cliente, garantindo que deseje retornar ao estabelecimento.
Outro fator bastante associado é a garantia de que todos os detalhes estão organizados segundo normas específicas. Isso permite que as atividades sejam ecologicamente adequadas e causem menos danos ao meio ambiente.
Além disso, as estruturas poderão seguir determinações de órgãos responsáveis. Essa normatização oficializa a continuidade das atividades e certifica o compromisso da empresa com a qualidade do que é entregue.
Como realizar a manutenção?
Diante de todos esses benefícios fica claro que é fundamental implementar um sistema de manutenção dos equipamentos e algumas dicas rápidas podem ajudar a fazer isso.
O primeiro passo é estabelecer um cronograma de manutenção que esteja coordenado com as atividades do local e as necessidades do setor. Determine datas estratégicas para checar os equipamentos e mecanismos de contenção. Assim, conseguirá prevenir acidentes de forma mais eficiente.
Lembre-se, reparar danos é muito mais caro que a realização das manutenções. Portanto, a alternativa mais econômica é determinar um plano de forma prévia.
Sempre confira os acessórios na tentativa de determinar as condições que estão. Verifique lacres e realize a medição dos tanques para ter certeza de que tudo está sob controle.
Não deixe de limpar a bomba de abastecimento com frequência. Isso pode evitar entupimento e certificar de que o combustível comercializado é de boa qualidade. Porém, fique atento e evite utilizar produtos abrasivos para fazer isso. Opte por água e sabão apenas.
Não deixe de fazer a manutenção preventiva e corretiva aos quadros elétricos. Eles são indispensáveis para a rotina do local. O mesmo com os filtros, que devem ser trocados para garantir a excelência.
Certifique-se que sua equipe está recebendo o treinamento necessário. Não deixe de transmitir as informações aos novos contratados, permitindo a formação de um ciclo de trabalho.
Contudo, caso a manutenção seja de grande escala, procure o auxílio de um profissional. Um técnico capacitado saberá o que fazer e o fará em pouco tempo.
Nossa equipe está preparada para te ajudar a realizar a manutenção dos equipamentos e garantir mais rapidez às suas atividades.
- Drenagem de tanque;
- Limpeza de filtros;
- Aferição e manutenção de bombas;
- Venda de equipamentos, bicos, mangueiras, filtros, tanques, etc;
- E outros serviços importantes para o armazenamento correto e seguro do combustível.
Entre em contato e saiba mais.
Dicas importantes para reduzir custos com a manutenção e economizar diesel