Governo Alckmin prepara inspeção veicular da frota de diesel a partir de 2018
O governo Geraldo Alckmin (PSDB) planeja implantar em 2018, no Estado de São Paulo, um sistema de inspeção ambiental para todos os veículos movidos a diesel. A nova proposta visa reduzir a emissão de poluentes, trata-se de vistoria similar a que ocorreu na cidade de 2009 ao começo de 2014.
Desta vez, a vistoria se limitará aos veículos movidos a diesel, como caminhões, ônibus e diversos modelos de SUV que ganharam espaço nos últimos anos. Tanto os emplacados no Estado como os veículos de passagem deverão ser atingidos.
Cerca de 1,7 milhão de veículos a diesel foram registrados pelo Detran nos municípios paulistas. A estimativa é que outros 425 mil desse tipo trafeguem em São Paulo neste ano de 2017.
O financiamento do serviço está sendo analisado pela secretaria do Meio Ambiente de Alckmin. A intenção é que a taxa seja paga pelos donos dos veículos inspecionados na capital, esse foi um dos fatores de impopularidade do programa, que, em 2014, cobrava R$ 47,44 pela inspeção.
Uma das propostas estudadas é que, além do pagamento pela vistoria, haja multa para os que estiverem fora dos parâmetros de poluição.
O secretário estadual Ricardo Salles (Ambiente) diz ainda ser necessário estudar os custos da implementação da estrutura de inspeção e de fiscalização. Para assim definirem os valores a serem cobrados.
Fonte: Folha de S. Paulo.