Família paranaense é modelo na utilização do sistema silvipastoril.

A família Pizzolatto, da cidade paranaense de Saudade do Iguaçu, estruturou o que pode ser chamado de um condomínio rural. Eles juntaram forças e passaram a utilizar um sistema não tão comum na criação de gado leiteiro. Com a ajuda e orientação da Embrapa e da Emater, implementaram na propriedade o sistema conhecido silvipastoril, que alia a criação de bovinos com o plantio de florestas e pastagem. Assim, os Pizzolatto já podem ser considerados um modelo de produção para outros produtores do Paraná.
Em entrevista ao programa Caminhos do Campo (RPC) o produtor Roberto Pizzolatto, disse que a produção de leite aumentou em aproximadamente 20%. Entretanto outros bons resultados puderam ser notados. O manejo florestal sustentável foi fundamental para evitar a erosão do solo e ainda a família passou a ter um renda adicional com a extração da madeira.
O sistema silvipastoril está disponível para implantação através de linhas especiais de financiamento. Os interessados devem procurar a Embrapa (http://embrapa.br) que orientará e indicará vários modelos de implantação do sistema e ainda, dicas para os produtores.
Com informações: Caminhos do Campo / Embrapa

 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta