Energia solar: veja quais são os benefícios que ela traz para a agricultura

A energia solar já vem sendo utilizada a alguns anos nos mais diferentes tipos de projeto e empreendimentos. Mas, o que muitos não sabem é que a energia solar pode ajudar os agricultores a reduzir os custos com a produção sem afetar no resultado da colheita. 

Justamente por isso, listamos algumas vantagens e diferenciais de utilizar a energia solar na agricultura. Quer saber quais são? Então continue a leitura!

Como funciona a energia solar?

Atualmente existem diversas opções de energia sustentável, incluindo a energia solar. Como o próprio nome já diz, a energia solar funciona através da captação de luz por meio de painéis solares, gerando então eletricidade. 

A verdade é que a energia solar pode ser utilizada para otimizar toda a produção da fazenda. Isso porque, com a captação da energia é possível alimentar máquinas e equipamentos, que já utilizam eletricidade para funcionar, agora com um custo reduzido. Sendo benéfico para os produtores do ramo de laticínios, avicultura, grãos e assim por diante. 

Principais vantagens da energia solar para agricultores e fazendeiros 

Valor e durabilidade

Adotar este modelo de energia tem como principal benefício o bolso do agricultor. Isso sem contar que é bom também para o meio ambiente, já que não gera resíduos para a natureza e é uma energia considerada limpa. 

Porém, mesmo que isso possa gerar uma economia maior ao fazendeiro no futuro, é importante ressaltar que durante o processo de instalação e manutenção das placas, o custo costuma ser bem elevado. Entretanto, a vida útil dos materiais é bem longa e só devem ser substituídos após 30 ou 40 anos após a instalação. Após recuperar o valor investido na implantação do novo sistema, o que sobre é energia e combustível completamente livre. 

Usabilidade 

Além do benefício de ser uma energia econômica e sustentável, ela pode ser utilizada em diferentes funções da fazenda, como na irrigação e proteção da plantação. 

Outro ponto positivo, é que coletores solares são capazes de reduzir os custos de outras operações, já que a energia produzida pode alimentar aquecedores de água e outros equipamentos necessários no cuidado com o gado, por exemplo. 

Autonomia 

Com a produção de energia solar, os agricultores passam a ter mais independência, já que não precisarão mais depender da rede elétrica, ou seja, não terão mais que se preocupar com quedas de energia. Isso, claro, se a fazenda tiver um armazenamento de energia solar. 

O que achou dessas informações? Deixa nos comentários qual a sua opinião sobre o assunto, nós adoraríamos saber!

Aproveita para dar uma olhadinha nos outros artigos do blog e seguir a TRR nas redes sociais, para ficar por dentro de todas as novidades!

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta