Drone na agricultura

Drone na agricultura

Os drones e VANTs (Veículo aéreo não tripulado) têm ganhado grande espaço na agricultura de precisão, suas versatilidades valem o investimento, já que podem desempenhar diversas funções no campo e têm custo relativamente baixo, variando de acordo com modelo e tecnologias existentes.

As novas tecnologias permitem que o agricultor acompanhe toda extensão da plantação, e até mesmo obter informações como a capacidade de retenção de água no solo, taxa de crescimento e detectar doenças de uma planta há mais de 200 metros de distância. Sabendo que a tecnologia está cada dia mais presente no campo, separamos uma lista com os diferentes usos dos drones na agricultura, confira:

  • Acompanhamento da saúde na agricultura: A necessidade de acompanhar o desenvolvimento e a saúde da agricultura é o principal motivo que leva os produtores a terem interesse sobre o uso de drones na agricultura de precisão.
  • Definição da área escolhida: Como os drones proporcionam aos produtores uma visão aérea e panorâmica, é possível demarcar os lugares de plantio e acompanhar o crescimento da plantação, evitando que ultrapasse os limites estipulados.
  • Detecção de Pragas: Com as novas tecnologias a identificação de doenças é rápida, sendo assim, permite que os agricultores tomem ações eficazes, reduzindo as perdas e garantindo elevada produtividade!
  • Detecção de focos de incêndio: Os VANTs conseguem sobrevoar a plantação com grande proximidade do incêndio e mesmo com péssimas condições de visibilidade. Isso possibilita a fácil detecção dos focos, auxiliando no combate ao fogo e principalmente evitando que ele se alastre pelo restante da plantação.
  • Aplicação e pulverização de pesticidas: Os drones são capazes de realizar voos rasantes e em diferentes velocidades. Isso, somado ao seu pequeno porte, possibilita a pulverização de produtos químicos em locais exatos, aumentando a efetividade e reduzindo os gastos com pesticidas.
  • Imagens e algoritmos: As imagens obtidas por meio dessas tecnologias permitem análises que identificam a quantidade de plantas em uma determinada área ou região. Com o uso das imagens como base e aplicando os algoritmos modernos, os drones possibilitam o conhecimento da quantidade de plantas existentes, detecção de áreas de menor densidade e a otimização do replantio.
Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta