òleo diesel

Você conhece as diferenças entre o Diesel BS10 e BS500?

O diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. Porém, você conhece a diferença entre o Diesel BS10 e o Diesel BS500? 

Com finalidades e utilizações diferentes, os dois tipos de Diesel são os mais comuns de se encontrar em distribuidoras, como a TRR São José.

O óleo diesel é utilizado no Brasil por diversos tipos diferentes de frotas, sendo ônibus, trens, caminhões, máquinas agrícolas e até mesmo alguns barcos. Por ter um desempenho melhor que os outros tipos de combustíveis, é o que melhor se adere para o uso destas máquinas. 

Isso se dá pelo fato que o óleo diesel consegue ser um combustível mais forte que os comuns e, desse modo, é o mais indicado para o uso de máquinas grandes ou que necessitem de tração e força.

E para o melhor uso de cada um desses transportes – ou máquinas – o combustível deve ser o mais indicado para cada uso.

O diesel, que pode ser até 35% mais econômico que a gasolina no consumo, é produzido a partir da destilação fracionada do petróleo, processo que é conhecido como refino do petróleo. 

O processo mecânico para obter o óleo diesel foi criado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel e, por isso, o óleo acabou levando seu nome como uma forma de homenagem.

Com isso, a reação química é causada pela mistura do óleo e do oxigênio, criando uma forte explosão quando comprimida, e, assim, criando mais força que a gasolina. Por isso, o  óleo diesel é mais utilizado por caminhões, carretas e máquinas que precisam de mais força ao funcionar.

Então, é natural que existam diferentes tipos de óleo diesel e, por isso, neste artigo vamos te explicar as diferenças para que sua frota não sofra. Já que, usando o melhor óleo para o seu tipo de maquinário, você poderá economizar e impactar diretamente no seu negócio.

Quais os tipos de óleo diesel?

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), existem dois tipos de óleo diesel que podem ser comercializados para o uso em veículos, sendo eles o Diesel tipo A – que é proveniente de processos de refino de petróleo sem a adição de biodiesel – e o Diesel tipo B – que é diesel tipo A apó receber a adição do biodiesel.

Os tipos de diesel foram regulamentados em resolução no ano de 2011, sendo a resolução n° 65. Além disso, a ANP classifica os combustíveis de acordo com o nível de enxofre que eles apresentam.

Essa segunda classificação é diferenciada por:

  • BS10: diesel que apresenta 10 mg de enxofre por kg de óleo;
  • BS50: diesel que apresenta 50 mg de enxofre por kg de óleo;
  • BS500: diesel que apresenta 500 mg de enxofre por kg de óleo;
  • BS1800: diesel que apresenta 1800 mg de enxofre por kg de óleo.

Então, levando em conta essa segunda divisão, entraremos na diferença entre o diesel BS500 e diesel BS10, para explicar cada vez mais para você qual o melhor tipo para sua frota ou maquinário.

Diesel BS10

Como supracitado, os diesel são diferenciados por seu teor de enxofre e, dessa forma, o BS10 é um óleo diesel que possui teor de enxofre máximo de 10 mg/kg, reduzindo a emissão de partículas nocivas como o SO2 e sendo menos danoso ao meio ambiente.

Além disso, possuindo número de cetano igual a 48, o Diesel BS10 oferece uma melhor capacidade de combustão, contribuindo para o desempenho superior do motor.

Outra característica que diferencia o BS10 de outros óleos diesel é sua coloração. O BS10 é um líquido mais transparente, podendo chegar próximo de uma tonalidade amarelada. 

Para os motores movidos a diesel produzidos a partir de 2012, o uso do óleo diesel BS10 é obrigatório. Isso porque os motores estão especificados para cumprir com as determinações de emissões da fase P7 do Proconve.

Diesel BS500

Agora o diesel BS500 é um óleo diesel que possui 500 mg/kg de enxofre em sua composição. Por isso, ele emite mais partículas de SO2.

Além disso, ele é o tipo simples de diesel e, por isso, não apresenta nenhum aditivo em sua composição, possuindo uma coloração avermelhada por conta de um corante, que é o pigmento de utilização obrigatória de acordo com a regulamentação estabelecida pela ANP.

Outro fato a se atentar ao usar o BS500 é que seu número de cetano é igual a 42, o que consequentemente oferece uma pior capacidade de combustão do combustível no motor.

Além disso, o alto nível de enxofre no óleo diesel afeta diretamente o desempenho do motor, produzindo cada vez mais SO2 que causa mau funcionamento do catalisador.

O óleo diesel BS500 é recomendado para veículos movidos a diesel fabricados até 2012, já que seu motor não tem capacidade de absorver e nem reproduzir todas as qualidades do diesel BS10, por ser mais antigo.

E quais as diferenças entre o BS10 e o BS500?

Como já supracitado, os dois combustíveis são utilizados por diferentes tipos de motores. Enquanto o BS10 é utilizado por motores produzidos de 2012 para cá, o BS500 é indicado para motores mais antigos.

Então, se você possui uma frota com motores mais novos, deve apostar no BS10. Se sua frota possuir motores mais antigos, a escolha é o BS500.

Outra diferença entre os dois tipos de óleos são as forças de combustão. O BS10 possui mais força e, por isso, consegue ter mais desempenho que o BS500. Isso mostra que a evolução na produção do óleo conseguiu ajudar a causar menos impacto ambiental e, ao mesmo tempo, mais força para o uso do motor.

Para ter mais desempenho em seu maquinário e, assim, conseguir desenvolver mais ainda seu negócio – ou terminar antes sua obra – tenha sempre em mente que deve usar o melhor diesel para os motores que você possui.

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