Cuidados que se deve ter com tanque de diesel
Existem algumas ações e cuidados fundamentais que previnem falhas no sistema de injeção e que garantem o bom funcionamento do tanque de óleo diesel.
Mas você conhece todos esses cuidados? Pensando nisso, listamos alguns cuidados que se deve ter com os motores de óleo diesel. Então confira a seguir:
Tipo de tanque:
Primeiramente, o ideal é sempre optar pelo tanque aéreo que além de ser o mais comum, também é um dos melhores modelos do mercado por ser instalado sobre uma superfície. Dessa maneira, a manutenção do tanque se torna mais fácil em comparação aos tanques subterrâneos.
Material de qualidade:
Fique sempre atento à escolha do material do tanque na hora da compra. A indicação é para dar preferência aos tanques de polipropileno
que é uma material mais leve que o aço, o que facilita na hora da locomoção e instalação do dispositivo.
Além disso, o polipropileno enferruja, o que ajuda a evitar a contaminação do combustível a longo prazo.
Fique atento a altas temperaturas:
Atenção: O tanque de óleo diesel não pode ficar próximo de áreas que tenham equipamentos que possam elevar a temperatura do ambiente ou em galpões e locais muito abafados.
A justificativa é que o superaquecimento do óleo diesel pode acarretar em seu envelhecimento, e assim danificar o sistema entupindo válvulas, tubulações ou filtros.
Sempre renove o diesel dentro do tanque:
Não deixe o diesel envelhecer dentro do tanque, isso pode fazer com que a substância libere sedimentos que podem danificar todo o sistema de abastecimento, bem como interferir na qualidade e no desempenho do diesel.
Tenha um filtro separador de água:
Atenção: A água é a maior inimiga do óleo diesel pois pode causar a formação de borra que prejudica o funcionamento do motor, além de entupir telas e filtros.
Faça checagens regularmente:
Por fim, o cuidado com o tanque de óleo diesel deve ser incorporado no planejamento e organização da propriedade. Faça checagens regulares para verificar questões como quantidade do material, consumo, o orçamento da empresa e outros fatores.
Gostou dessas dicas? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: