Cooperativismo: quais as vantagens para o produtor rural. Foto/Reprodução: Михаил Руденко no iStock

Cooperativismo: quais as vantagens para o produtor rural

Você sabia que quase metade do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola do Brasil provém do cooperativismo, segundo o Ministério da Agricultura? No entanto, muitos produtores rurais ainda não sabem como funciona essa forma de trabalho, ou ainda têm dúvidas quanto aos benefícios que uma cooperativa agrícola pode trazer.

Por isso, neste post, esclarecemos algumas das principais dúvidas sobre o assunto e as vantagens que o permeiam. Continue conosco!

O conceito de cooperativismo

Antes de mais nada, precisamos deixar claro do que se trata o cooperativismo em si. Basicamente, resume-se a associados com uma atuação em comum que cooperam para fins econômicos.

No cooperativismo, devemos ressaltar, cada indivíduo possui o seu próprio negócio. No entanto, todos agem em prol de um mesmo interesse: a melhora econômica e social dos cooperados. Os cooperados, nesse caso, são os produtores rurais, como já era de se esperar.

Objetivo do cooperativismo agrícola

Entre os objetivos de uma cooperativa agrícola, podemos citar:

  • Negociar de maneira mais vantajosa insumos;
  • Aumentar a produção;
  • Atender de maneira mais adequada os consumidores.

No entanto, não podemos deixar de falar que o objetivo de uma cooperativa agrícola vai muito além do lucro. A função dela é também melhorar o desempenho do produtor como um todo, oferecendo um crescimento no mercado.

Quais as principais vantagens de uma cooperativa para os produtores rurais?

Em primeiro lugar, a principal vantagem é o apoio ao trabalho destes profissionais. Principalmente produtores pequenos que têm dificuldade em conseguir se estabelecer no mercado.

Consequentemente, abre-se espaço para outro benefício: a participação dos pequenos produtores rurais na economia. Assim, o setor não fica mais concentrado na mão de poucos grandes produtores e torna-se menos centralizado.

Além disso, não há uma hierarquia entre os produtores cooperados. Todo o poder é dividido igualmente. Isso diminui a competitividade e torna-se uma atuação de colaboração apenas.

 

 

Cooperativismo: quais as vantagens para o produtor rural. Foto/Reprodução: eclipse_images no iStock

 

Uma vantagem bastante significativa para os associados a uma cooperativa agrícola é que eles têm um maior contato com as mais novas tecnologias. Muito é feito para desenvolver ferramentas que auxiliam na produção rural e melhoram o trabalho dos produtores.

Por fim, como estarão em contato uns com os outros, é mais fácil também para os cooperados compartilhar experiências e, obviamente, fechar negócios internos, que serão satisfatórios para todas as partes.

Faça uma pesquisa entre as cooperativas e garanta a efetividade

Infelizmente, como em qualquer ramo, há pessoas que atuam apenas de má-fé. Sendo assim, é preciso conhecer a cooperativa que irá se associar, para evitar problemas futuros.

Fora este pequeno detalhe, com certeza a ideia do cooperativismo agrícola pode ser benéfica para inúmeros agricultores rurais.

O que achou deste post? Ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe nos comentários abaixo, pois nós da TRR São José adoraríamos saber.

Não esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais, para que essas informações cheguem a outras pessoas!

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta