Diesel de inverno

Conheça o diesel de inverno

Que é preciso cuidar do seu combustível com as altas temperaturas você já sabe. Mas sabia que é importante ter muito cuidado com as baixas temperaturas também? O frio pode prejudicar a qualidade do óleo diesel que você usa.

Sendo assim, durante o inverno, nas baixas temperaturas registradas principalmente na região sul do Brasil, podem cristalizar a parafina que existe no diesel, podendo congelar o combustível e levar o seu veículo a ter falhas na ignição e queda na potência do motor, por exemplo.
Para isso, a TRR São José desenvolveu o óleo diesel de inverno, para apresentar alto desempenho durante os períodos mais frios do ano. Vamos saber mais neste artigo.


Qual o principal problema do diesel no inverno?


Quando as temperaturas estão muito baixas é exigido muito mais dos combustíveis do que nos dias mais quentes.

O óleo diesel é um destilado composto de petróleo. Desde que foi exigido o acréscimo de biodiesel e a redução do teor de enxofre na sua formulação, criou uma instabilidade do diesel a temperaturas mais baixas, por isso os casos de congelamento aumentaram nos últimos anos. O óleo diesel comum congela a partir de temperaturas abaixo de 0°C.

Esse combustível é composto por uma mistura de substâncias de hidrocarbonetos, incluindo a parafina. Quando a temperatura está muito baixa, as parafinas começam a cristalizar e formam flocos sólidos. Se o diesel ficar muito frio, depois que ele chega em uma temperatura limite, ele não consegue mais passar pelo filtro de combustível, criando um entupimento.

Essa parafina gelificada leva a vários problemas para o veículo.


O que o óleo diesel pode causar no veículo durante o inverno?


O óleo diesel congelado, ou parcialmente congelado, cria cristais de parafina, podendo causar problemas de funcionamento do motor do veículo e equipamento, como:

  • O abastecimento das máquinas – o frio pode congelar o diesel dentro da bomba de abastecimento, entupindo o filtro;
  • O funcionamento dos motores dos equipamentos –pode entupir os filtros dos veículos e equipamentos também;
  • Problemas de ignição do veículo – ele gera uma dificuldade para a realizar a ignição do motor e a combustão do diesel;
  • O desempenho da combustão;
  • A fluidez do óleo diesel – ele se torna mais denso e não circula da forma que deveria circular;
  • A potência do motor – falhas no motor, podendo a levar até a perda dele;
  • Parada total – talvez seja a situação mais grave que possa acontecer, o motor parar de funcionar.


É importante saber que o congelamento do óleo diesel geralmente não causa danos severos ao motor. Na maioria das vezes é preciso fazer o descarte dos filtros entupidos. Com tudo, ele pode impedir que o veículo ou equipamento funcione com a mesma potência, ou deixá-lo totalmente parado.

Em empresas em que as máquinas são abastecidas com óleo diesel, um problema de congelamento pode parar a produção e afetá-la financeiramente.

O que é o diesel de inverno?

O diesel de inverno é uma versão do combustível para ser usado normalmente em dias frios. A formulação dele tolera temperaturas bem rigorosas de até -15°C, sem atingir o ponto de congelamento. Geralmente o óleo diesel congela a partir de temperaturas próximas a 0°C, o que é bem normal na região Sul do país.

Para minimizar os problemas causados pelo frio, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) define os PEFF – do inglês Cold Filter Plugging Point – que significa ponto de entupimento de filtro a frio. Eles são definidos de acordo com a região geográfica e os meses do ano. Quanto mais baixa a temperatura, menor é o valor exigido do PEFF.

O diesel de inverno traz as seguintes características:

– selecionar menos petróleo com alto teor de parafina;
– estender o processo de refinação para eliminar elementos cerosos com temperaturas de fusão mais altas;
– diluir o combustível com querosene ou diesel n° 1-D, que já tem um menor teor de parafina em sua composição;
– tratar o diesel com aditivos de baixa temperatura de operação (melhores de fluxo a frio).

 

Como evitar o congelamento do diesel

A primeira coisa a fazer é escolher um óleo diesel de qualidade, que seja mais puro e fluído. Um bom diesel poderá se neutralizar à medida que o motor esquente, pois apresenta um menor índice de congelamento.

Nos dias muito frios, utilize sempre o diesel de inverno para proteger seu veículo e seu equipamento.

Os distribuidores de combustíveis localizados nas regiões mais frias do país, já fazem a troca do diesel nas bombas quando as temperaturas estão muito baixas. Na maioria das vezes, o consumidor nem percebe, mas já está utilizando o diesel de inverno.

Uma dica importante para qualquer temperatura é não esquecer de fazer a manutenção no seu veículo.


Benefícios do diesel de inverno

Já vimos como ele funciona e como ele é feito, agora vamos conhecer os principais benefícios do diesel de inverno:

1 – Protege os motores em temperaturas até – 10°C;

2 – Reduz entupimento dos filtros;

3 – Diminui os riscos de falha na ignição dos veículos e equipamentos;

4 – Reduz custos de manutenção;

5 – Evita paradas nas atividades que necessitam do óleo, podendo prejudicar a produção;

6 – Ele foi feito para atender à adição obrigatória do biodiesel, que é definida pelo Conselho Nacional de Política Energética, CNPE.


Posso usar diesel de inverno no verão?

Já vimos que máquinas e equipamentos são mais propensos a problemas de funcionamento nos meses de inverno, quando as temperaturas são mais baixas, principalmente aqueles que estão expostos às intempéries.

Se o diesel de inverno for utilizado em épocas de calor, não irá acontecer nada com o veículo, mas ele acaba sendo menos econômico. Durante o processo de transformação do diesel para o diesel de inverno, é perdido muita quantidade de produto porque o conteúdo energético é menor do que o diesel normal.

Mas não é recomendado usar o diesel normal em épocas de frio, pois irá levar ao congelamento do combustível e pane no veículo ou equipamento.

 

Por fim, o mais importante é ficar atento na escolha de um bom óleo diesel de inverno. Além do produto, a empresa precisa garantir uma assistência técnica necessária para que você não tenha problemas em seu veículo ou produção.


Outra dica importante é investir em um TRR de boa procedência e de confiança. A TRR São José está pronta para lhe atender, pois é referência no abastecimento de óleo diesel nos Campos Gerais.


Faça seu orçamento clicando 
AQUI 


Gostou desse artigo? Então acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!


Veja também:
ÓLEO DIESEL S-10: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta