Como funciona um TRR?
Quando as pessoas entendem o que é um TRR (transportador revendedor retalhista), é comum que a dúvida de como ela funciona apareça.
Embora muitas pessoas não saibam, o funcionamento de um TRR é bem específico. Afinal, não é qualquer empresa que pode transportar e armazenar combustíveis.
Assim, essa dúvida pode ser respondida de uma forma muito simples, já que um TRR tem que ser regulamentado e autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para comprar e vender combustíveis a granel.
Essa atividade é de grande importância para o transporte nacional, apesar de ser pouco conhecida do público geral.
O TRR é, em poucas palavras, responsável por vender diesel para frotas de caminhões, tratores e até mesmo barcos. E, desse modo, movimenta não somente as frotas de transporte do Brasil, mas boa parte da economia nacional.
Assim, não é incorreto dizer que o TRR é uma das empresas mais importantes para a circulação da economia brasileira.
Então se você deseja saber como um TRR trabalha, o que é preciso para atender e quais os seus serviços, esse artigo é para você.
O que é um TRR?
O TRR é uma empresa responsável pela compra, armazenamento e venda de combustíveis. Estes combustíveis podem ser quaisquer combustíveis derivados de petróleo.
Para isso, o TRR passa por uma análise feita pela ANP e, de certo modo, é avaliada para ser possível realizar a atividade pela empresa.
Nessa análise são levantados diversos pontos sobre como a empresa trabalhará e, nesses pontos, estão algumas obrigações que a empresa tem que ter.
Entre essas obrigações estão o transporte, manejo e a preservação ambiental e urbana das áreas onde os combustíveis estão alojados.
Afinal, as empresas devem estar preparadas caso algo de errado aconteça, como vazamentos ou acidentes.
Assim, essas empresas devem ter diversos itens de proteção, tanto para o ambiente quanto para os trabalhadores.
Quais os serviços de um TRR?
O TRR pode realizar uma série de serviços. Esses serviços podem ser:
- instalação de tanques estacionários;
- manutenção;
- abastecimento a granel;
- abastecimento agendado.
Cada uma delas tem uma forma bem definida de ser feita e, por isso, devem prestar atenção ao ser contratado.
Abastecimento a granel
O abastecimento a granel é caracterizado por servir óleo diesel em grandes quantidades de litros que podem ser utilizados em geradores, máquinas agrícolas, máquinas em geral e veículos de grande porte.
Esse tipo de abastecimento é ideal para frotistas e produtores agrícolas que estão em localidades remotas ou obras.
No geral, esse abastecimento é entregue e realizado diretamente no endereço do cliente com toda a segurança.
Além disso, os fornecedores a granel precisam seguir todas as normas da Agência Nacional de Petróleo.
Abastecimento agendado
O abastecimento agendado é um dos nossos serviços.
Com entregas garantidas em pequenas, médias e grandes quantidades, a nossa equipe estará pronta para levar até você o seu óleo diesel 100% filtrado e com garantia de procedência.
Contratando a nossa equipe da TRR São José para fazer o transporte do seu óleo diesel, você escolhe o melhor momento para você receber a entrega, seja em sua obra ou em sua propriedade rural.
Assim, no horário e dia combinado, levaremos até você o abastecimento de seu óleo diesel.
Além disso, nesse momento, podemos fazer todas as manutenções em seu tanque estacionário, ajudando você a manter a qualidade de seu óleo, facilitando o seu dia a dia.
Assim, o abastecimento com carga fechada acontece sem causar problemas para você.
Com a facilidade que você já conhece, sem correr riscos como deixar a máquina parada por estar sem combustível.
Lembrando sempre que o tanque estacionário que receberá o abastecimento deve estar de acordo com a legislação brasileira, aplicando a da NBR 15.461 é obrigatória, de acordo com a Portaria do INMETRO nº 117, de 05 de maio de 2009 e a Resolução 273 do CONAMA.
Como realizar a manutenção do tanque?
Bem, esse tópico é feito apenas a título de curiosidade, já que o tanque deve ser limpo apenas por pessoas capacitadas e que realizaram cursos, tem conhecimento técnico da NBR 14973, estão equipados com EPI, e seguem as regras de de como transportar, limpar, manusear e até mesmo desativar o tanque.
Desse modo, a manutenção do tanque deve ser feita somente pelos profissionais capacitados da TRR São José.
Assim, o seu tanque será limpo de forma correta por nossos funcionários, com a qualidade necessária e no horário que você precisar.
Então, entenda agora como a limpeza é feita.
Drenagem do combustível
A primeira parte para a limpeza do tanque estacionário é a drenagem de todo o óleo diesel presente no tanque. Após isso, ele é armazenado em local seguro.
Outro momento é quando os bocais são abertos, permitindo uma ventilação maior e criando o ambiente necessário para a limpeza acontecer.
Remoção de detritos
A limpeza começa nesse momento, propriamente dita. Agora é quando é feita a remoção de sedimentos e detritos mais pesados que se alojam no tanque.
Isso é feito por meio de um processo de hidrojateamento de alta pressão que, de forma simples, significa uma mangueira de água pressurizada sendo acionada contra as paredes do tanque.
Secagem
Antes do tanque receber o óleo diesel novamente, é preciso certificar-se que ele esteja 100% seco.
Isso porque o contato com o óleo com a água pode causar danos à qualidade do óleo diesel.
Eliminação de sedimentos
Após todas essas etapas anteriores, vem a parte do descarte do material deixado no tanque pelo acúmulo de água em contato com o óleo diesel.
Esse descarte deve ser feito de acordo com a legislação ambiental vigente, sendo destinado a locais de processamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.
Se você quiser entender melhor como um TRR trabalha, venha para a TRR São José. Temos mais de 30 anos de história nos Campos Gerais e estamos preparados para atender todas as suas necessidades.
Veja mais: