Como determinar a qualidade do óleo diesel
A qualidade do óleo diesel é fundamental para a vida útil do motor dos veículos e na redução do impacto ao meio ambiente.
Esse combustível é a principal alternativa de muitos setores essenciais da economia, especialmente na indústria e no transporte. Seu uso tem aumentado quantitativamente no Brasil, popularizando a revenda do combustível em larga escala.
Esse crescimento exige que cada vez mais empresas se dediquem ao seu transporte e comercialização, porém nem todas têm autorização para o trabalho. Em muitos desses casos, não há garantia das condições de armazenamento. Exposto a péssimas circunstâncias, fica suscetível a um maior nível de impurezas no óleo diesel.
Dessa forma, nem todos os tipos de óleo diesel são iguais em termos de qualidade. Para garantir que o motor funcione de maneira eficiente e a vida útil do veículo seja prolongada, é essencial compreender e saber como determinar a qualidade do óleo diesel que usamos.
Como medir a qualidade do óleo diesel?
No Brasil, a qualidade do combustível comercializado é regulamentada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Criada em 1997, ela é a responsável por controlar as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis.
A Resolução ANP n.º 50, de 23 de dezembro de 2013, estabelece critérios rigorosos para a regulamentação. Dessa forma, a ANP atesta quais as empresas possuem permissão para atuar na área.
Comprar combustível, especialmente em grande quantidade, de fornecedores confiáveis e certificados pode proporcionar a segurança de que eles seguem todas as orientações. Em muitos casos, testes laboratoriais certificam a excelência desse trabalho.
Inclusive, essa é uma das maneiras mais conhecidas de garantir que o óleo diesel chegue até você é de qualidade, mas não a única.
Índice de cetano
O cetano é um dos principais indicadores da qualidade do óleo diesel, pois está associado à velocidade de ignição. Representado por NC, tem um índice volumétrico médio ideal de 40 e 60.
É uma medida da capacidade do diesel de iniciar a combustão eficientemente dentro de um motor a diesel. Quanto maior o índice de cetano, melhor a qualidade. Diesel com baixo índice tendo a ter uma ignição mais lenta e uma combustão maior, já índices altos proporcionam partidas mais suaves, menor nível de emissões e melhor desempenho geral.
Teor de enxofre
O teor de enxofre no óleo diesel é uma das principais questões quando falamos de qualidade. Esse composto está associado a mais poluentes e contaminantes do combustível.
Por esse motivo, muitos países têm regulamentações rigorosas sobre sua presença no óleo diesel, o que resultou na produção de diesel ultra baixo em enxofre (ULSD). Hoje, a maior parte das empresas exige que os níveis sejam cada vez menores e o ULSD é a alternativa perfeita para isso.
Estabilidade
Outra forma de determinar a qualidade do óleo diesel é estar atento à sua estabilidade, ou seja, se forma ou não sedimentos. Isso pode ocasionar obstrução dos filtros e danificar o motor.
Quando for de alta qualidade deve se manter estável durante o armazenamento, o que significa que não deve se decompor ou formar sedimentos.
Ponto de fluidez
O ponto de fluidez é a temperatura mais baixa na qual o óleo diesel flui. Quanto mais baixo, melhor é o diesel em baixa temperatura. Caso não seja o adequado, pode haver congelamento e o motor encontrar dificuldades de dar partida.
Controle de água e emulsificação
A presença de água no óleo diesel é prejudicial, pois pode causar corrosão, sedimentação e problemas na combustão. Combustível de alta qualidade deve ter mecanismos para controlar a presença de água e impedir a emulsificação.
Utilização de filtros e separadores de água
A qualidade do óleo diesel pode ser determinada pela quantidade de sedimentos e impurezas que tem. Um sistema de filtragem de qualidade é essencial para remover partículas sólidas, separar a água do diesel e manter a qualidade do combustível.
Regulamentações ambientais
Também é indispensável observar se a empresa trabalha de acordo com as emissões e regulamentações ambientais. Elas também determinam a qualidade do produto.
Motores modernos são projetados para funcionar com diesel de alta qualidade. Ele produz menos emissões que os de baixa qualidade, os quais resultam em um maior impacto ambiental e a não conformidade com as normas.
Aparência
Um óleo diesel considerado como de alta qualidade deve ser límpido e de cor uniforme. Turvação, formação de sedimentos visíveis ou descoloração são sinais de que a qualidade não é alta e que aquele combustível pode ocasionar danos ao motor.
Fornecedor de confiança
A escolha de diesel de alta qualidade, com um índice de cetano adequado, baixo teor de enxofre, estabilidade e controle de água, é essencial para garantir a qualidade do combustível. Por esse motivo, procurar por fornecedores reconhecidos no mercado pode oferecer mais segurança na hora de abastecer.
Buscar por um distribuidor especializado, com boa reputação e sistemas de controle de qualidade rigoroso que oferecem produtos que atendem aos padrões estabelecidos, como a TRR São José.
Nos dedicamos para levar a mais alta qualidade do óleo diesel para toda a região dos Campos Gerais com um sistema refinado, autorizado pela ANP e com mais de 40 anos de experiência. Dessa forma, você alcança a excelência e tem a confiança de que está recebendo o melhor combustível em sua propriedade.
Entenda mais sobre o assunto: O que o óleo diesel de baixa qualidade pode causar?