Como aumentar a vida útil do trator
Por conta das janelas de preparo da lavoura e colheita terem períodos cada vez menores, a presença das máquinas agrícolas e tratores no campo, em grande parte do tempo, é praticamente inevitável.
Mas você sabe qual é a vida útil de um trator? Esse tempo varia de 10 a 15 mil horas de atividade, dependendo principalmente da categoria de aplicação em que é utilizado.Além disso, precisa avaliar o quão esforço é necessário do equipamento, além da frequência com que ele recebe cuidados e manutenção.
Abaixo, confira algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vida útil do trator.
Realize manutenções diárias no trator
A manutenção realizada diariamente, de maneira preventiva ou reparadora, está ligada diretamente a durabilidade do trator. Ao realizar pequenas manutenções regulares, você também evita gastos maiores, ocasionados a eventuais problemas que necessitam de um conserto mais complexo, por exemplo.
Confira agora, o passo a passo dos 5 pontos que você deve checar ao realizar a manutenção do seu trator diariamente:
- lubrificação das peças móveis: atente-se aos prazos estipulados no manual para a lubrificação e utilize sempre os fluídos determinados pelo fabricante.
- fluído de arrefecimento: analise o nível do fluído para verificar se está no nível e com os aditivos corretos. Caso a coloração esteja com aspecto enferrujado, deve ser trocado imediatamente.
- armazenagem e limpeza: lave o trator regularmente. Isso evita a oxidação e o acúmulo de sujeira. É importante secá-lo muito bem após a lavagem ou limpeza.secar suficientemente. Para isto, você pode usar o ar comprimido antes de guardá-lo.
- peças frágeis: manuseie com cuidado as peças que tem maior facilidade em quebrar.
- combustível: use apenas combustível de boa qualidade. Dê atenção ao seu armazenamento e certifique-se de que ele esteja sempre limpo e sendo utilizado dentro da validade.
Opere o trator corretamente
O manuseamento correto de quem opera o trator também contribui muito para extensão de sua durabilidade. Por isso, é primordial o conhecimento técnico e efetivo do operador. Assim será possível identificar rapidamente qualquer alteração no funcionamento da máquina.
Os implementos devem ser corretamente definidos de acordo com o peso e tamanho do maquinário. Assim como o tipo de cultivo para qual ele será utilizado. Esses ajustes incluem as regulagens hidráulicas, a marcha, o lastro e as rotações corretas do motor.
Use apenas peças originais
Peças originais tem especificações corretas para cada trator e, além disso são de qualidade superir e possuem garantia da fábrica quando montadas pela concessionária. Ao optar por peças paralelas, é possível comprometer o desempenho e durabilidade do seu maquinário. Portanto, não arrisque!
Consulte a concessionária
Com toda a tecnologia das novas máquinas agrícolas, é possível comparar o avanço dos tratores ao de caminhões de última geração e automóveis. Concessionárias autorizadas possuem grande conhecimento técnico, estão sempre em busca de novos conhecimentos e disponibilizam ferramentas e peças bastante específicas para oferecer o melhor suporte e manutenção aos operadores e seus tratores. Então, sempre que tiver dúvidas, vá até uma concessionária.
Siga as instruções do manual de operação
As orientações sobre a manutenção preventiva e operação correta do maquinário, estão sempre disponíveis no manual de operação. É importante consultá-lo sempre, como uma forma de apoio ao seu trabalho.
Além disso, no manual é possível consultar dicas para prolongar a durabilidade e desempenho da máquina.
E você já sabe: a TRR São José trabalha com produtos de alta qualidade, prezando sempre pela satisfação do cliente final.