Combustíveis no Brasil estão menos poluentes e mais eficientes
Os combustíveis que estão chegando hoje aos veículos brasileiros estão contribuindo com melhorias para o meio ambiente e para os próprios motores dos veículos. Eles foram aprimorados nos últimos anos, especialmente com redução de enxofre na gasolina e no diesel. Confira quais foram as mudanças no decorrer dos anos e seus benefícios:
- Gasolina
A gasolina que chega em todos os postos do Brasil, está cada vez mais limpa, seu teor de enxofre vem caindo há 15 anos, mas só agora é possível encontrar nos postos os mesmos padrões de gasolinas internacionais.
Em 2009, a gasolina tinha 500 miligramas de enxofre por quilo (ou 500 ppm, partes por milhão de enxofre). Em 2013, passou a ter 200 miligramas por quilo. E desde janeiro de 2014 o teor de enxofre é de no máximo 50 miligramas por quilo, 50 ppm. Por isso ela tem o nome de gasolina S-50, que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Os testes que a Petrobras realiza, mostram que a gasolina S-50 há menos acúmulo de resíduos no motor e nas válvulas dos carros. Isso faz com que os veículos se mantenham eficiente por muito mais tempo, e os gastos de manutenção sejam menores.
Uma gasolina mais limpa é o principal trunfo para melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades, onde os carros são a principal fonte de poluição.
- Diesel
O Diesel também vêm passando por contantes transformações no decorrer dos anos, com menor teor de enxofre, desde janeiro de 2013 o mercado brasileiro usa o Diesel S-10 (10 ppm), ou seja, ele é muito mais limpo para o ambiente após a queima.
Veículos fabricados a partir de 2012 já têm indicação de usar somente o S-10, que substituiu o S-50. Em janeiro de 2014 o diesel S-1800 (1800 ppm) foi retirado de circulação e deu lugar ao S-500 (500 ppm). Portanto, hoje somente no Brasil, o S-10 e o S-500 são utilizados, para o segmento rodoviário. Isso oferece benefícios ao meio ambiente e aos motores dos veículos, pois funcionam melhor.
Outro fator que melhorou a qualidade do diesel foi o acréscimo de 7% de biodiesel na sua composição. Isso começou em 2006, mas desde julho do ano passado todos os postos que vendem diesel para uso automotivo precisam ter esse produto mais ecológico. O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais extraídos de diversas matérias-primas, como palma, mamona, soja, girassol, dentre outras.
Fonte: G1.