Cargas perigosas
Alguns produtos são classificados como perigosos por indicarem risco ao meio ambiente, à saúde ou à segurança pública, necessitando de cuidados especiais para o seu transporte. É preciso cumprir algumas normas de segurança para a realização do transporte. De acordo com o Artigo 22 da Resolução da ANTT nº 3665/11, o condutor de veículo utilizado no transporte de produtos perigosos, além das qualificações e habilitações previstas na legislação de trânsito, deve ter sido aprovado no Curso de Condutores de Veículos Transportadores de Produtos Perigosos, popularmente conhecido como Mopp (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos). O transporte de produtos perigosos deve atender a diversas exigências, em especial ele também deve portar os seguintes documentos:
- Documento de inspeção veicular.
- Certificado de capacitação dos veículos e dos equipamentos de transporte de produtos perigosos.
- Documento que comprove a realização do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos.
- Documento de instruções com procedimentos a serem adotados em caso de qualquer acidente.
- Declaração de carga emitida pelo expedidor, contendo a descrição correta do produto perigoso transportado.
- Demais declarações, autorizações e licenças previstas.
Com mais de 30 anos no mercado, a TRR São José é referência na distribuição de óleo diesel na região dos Campos Gerais, atendendo toda a legislação vigente. Com sede e frota próprias, possui instalações com capacidade de 200 m³ de armazenagem, proporcionando a seus clientes uma logística eficiente, ágil e segura. Autorizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) sob n° 337, com Licença de Operação Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e IBAMA.
Nossa empresa se preocupa com os clientes e funcionários, por isso estamos em constante aprendizado para proporcionar o melhor a todos. Também contamos com Seguro Ambiental através da HDI Seguros para estoque, transporte, inclusive para estoque do cliente, com total apoio e suporte da Planeta Ambiental S/A.
O que são as placas de simbologia de risco e para que elas servem?
A placa de simbologia de risco indica do que se trata a substância ou produto armazenado, indicando qual é o cuidado que deve ser tomado, além dos riscos que ele traz. A seguir temos a tabela com a classificação por classe e subclasse dos Riscos dos Produtos perigosos, confira:
Cada produto tem um número que o classifica quanto ao seu Grau de Risco, sendo representado graficamente pelos 2 números superiores (podendo ser mais de dois números, pois isso é variável) e também um código de 4 dígitos que fica abaixo da numeração do Grau de Risco, essa numeração diz que tipo de produto está sendo transportado, e é chamado de Código ONU ou Número ONU.
Nos veículos, a fixação das placas deve seguir um padrão, na parte frontal, lateral e traseira, como na ilustração abaixo:
A TRR São José é referência em abastecimento, manutenção e segurança. Conte com quem cuida do seu negócio bem. Entre em contato com o nosso atendimento e saiba mais: http://bit.ly/trrsaojose | (42) 3232-3200