Iranianos pesquisam sobre produção de biodiesel com gordura de frango
Com o objetivo de reduzir os custos de produção do biodiesel, cientistas do Irã desenvolveram um processo que torna possível o uso da gordura de frango na composição do biocombustível.
Com a alta demanda mundial de combustível, pesquisadores estão sempre em busca de novos meios de produção e novas matérias-primas, principalmente para combustíveis não-fósseis. O biocombustível é menos poluente que os combustíveis fósseis, por isso, desenvolvimentos em métodos de produção e novas matérias-primas são sempre destacadas.
Para a produção de biocombustíveis, é necessário uma fonte de gordura. Atualmente, o sebo bovino já é utilizado por empresas como a JBS.
A gordura de frango como matéria-prima
Para que o método de produção de biodiesel seja eficaz, é necessário o uso de um catalisador adequado e eficiente. Os cientistas buscavam um método de catálise que funcionasse com uma fonte de gordura barata.
Um novo tipo de nanocatalisador foi combinado com a gordura de frango e apresentou resultados satisfatórios.
A gordura de frango é uma matéria prima muitas vezes descartada pela indústria e dessa forma, seria utilizada como fonte de energia renovável.
Utilizando o material é possível aumentar a produção de biocombustíveis com matéria prima nacional e baratear o processo.
O combustível do futuro
O diesel comum tem como principal componente o petróleo, que é um combustível fóssil. O que preocupa os pesquisadores são as reduções nas reservas petrolíferas e também a poluição gerada tanto no processo de produção quanto na utilização do combustível.
Os biocombustíveis vêm de fontes renováveis e emitem menos gases nocivos à atmosfera, por isso são considerados os combustíveis do futuro.
Além das questões ecológicas, a produção de biocombustíveis gera mais emprego, dá destino a matérias primas antes inutilizadas e movimenta o mercado nacional, já que os produtos necessários para a composição podem ser encontrados em solo Brasileiro.
O uso de combustíveis com fontes renováveis ajuda a diminuir a dependência do país dos combustíveis fósseis e nos conduz para a produção de energia limpa e renovável.