Caminhão na estrada

Aprenda como cuidar da suspensão do caminhão

Todos nós sabemos que o sistema de suspensão do caminhão merece uma atenção especial. Pois, além de interferir no conforto do caminhoneiro durante um percurso, qualquer falha pode colocar em risco sua segurança.

Por este motivo, listamos alguns cuidados que todo motorista deve ter com a suspensão do caminhão, especialmente com os amortecedores. Confira:

  • Amortecedores: São eles que proporcionam a estabilidade em curvas, lombadas e até em asfaltos irregulares. Os amortecedores do sistema de suspensão conseguem manter esta firmeza por possuírem os movimentos da mola, ou seja, auxilia a manter o contato do pneu com o solo.
  • Mau estado de conservação dos amortecedores: Geralmente as consequências são graves, já que causa perda de estabilidade e desgaste dos pneus, e também pode causar deficiência no sistema de frenagem.
  • Atitudes que podem prejudicar o sistema de suspensão: A principal de todas é o excesso de carga.
    Isso normalmente acontece por conta da alta velocidade com carga pesada em estradas danificadas!
  • Manutenção preventiva: A cada 10.000 km rodados é importante verificar o sistema de suspensão, podendo variar de acordo com o manual do caminhão. Outro tipo de indicação de manutenção é as estradas que costuma percorrer, se você notar menor sinal de instabilidade no veículo, não espere bater os 10.000 km e procure seu mecânico!

Nós da TRR São José aconselhamos a todos estradeiros a realizarem a manutenção preventiva, pois, além de ser um bom investimento de segurança, pode aumentar a vida útil do seu veículo!

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta