ANTT esclarece dúvidas sobre identificação eletrônica nos caminhões

A partir deste mês de agosto, os transportadores já podem instalar a identificação eletrônica nos veículos registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). A exigência é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevista na Resolução 4.799/2015. Todos que desejarem se adequar à nova norma após o mês de setembro, deverão seguir um cronograma definido pela ANTT.

A Agência Nacional de Transportes esclarece algumas das principais dúvidas sobre a instalação da tag, confira:

O que é a tag?
É um chip que emite sinais de radiofrequência. Através desse chip, A ANTT vai conseguir mensurar informações do veículo e informações do trânsito automaticamente.

Como será o cronograma para instalação da tag nos caminhões?
A partir do mês de setembro, o cronograma de instalação será realizado por grupos. Confira: O grupo 1 é para veículos com placas do Distrito Federal e de Goiás; os veículos de Minas Gerais formam o grupo 2; o terceiro grupo é composto pelos veículos do Estado de São Paulo; Rio de Janeiro e Espírito Santos compõem o grupo 4; o grupo 5 é formado por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Paraná e Santa Catarina são o grupo 6; Rio Grande do Sul forma o grupo 7; e os demais estados fazem parte do grupo 8.

cronograma

A ANTT fará fiscalização e poderá penalizar os transportadores que não têm tag, conforme o cronograma?
Sim, de acordo com o previsto na Resolução ANTT nº 4.799/2015, a norma estabelece que constitui infração se o veículo estiver cadastrado no RNTRC sem o dispositivo de identificação eletrônica. A multa é de R$ 550.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas aqui ou pelos contatos: ouvidoria@antt.gov.br ou pelo telefone 166.

Fonte: Blog do Caminhoneiro.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta