Maio amarelo: conscientização para um trânsito mais seguro

Este ano a campanha “Maio Amarelo” chega à sua quinta edição. Com a intenção de conscientizar a sociedade sobre segurança viária, traz em 2018 o tema “Nós somos o trânsito”. O movimento internacional nasceu com o intuito de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, focando na conscientização sobre o trânsito.
A data foi escolhida porque em 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. A partir disso, maio passou a ser referência mundial para a campanha. Já a cor escolhida faz referência ao sinal de atenção e advertência no trânsito.


Os acidentes de trânsito tem além de danos emocionais, grandes danos financeiros e logísticos para os municípios. As duas principais técnicas para prevenir acidentes no trânsito e com baixo custo é a implementação de legislações efetivas e educação preventiva. Além das aplicações que podem simples feitas pela engenharia de tráfego e de infraestrutura, como restrição de tráfego de veículos pesados, iluminação e melhora da sinalização.
Diversos acidentes de trânsito acontecem todos os dias. Muitos, fatais. A campanha de conscientização visa atingir o poder público, empresas, entidades e a população em geral, para que todos possam participar ativamente dos movimentos e das discussões por um trânsito mais seguro. Segundo a organização da campanha, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas.
Contribuir para um trânsito mais seguro depende cada um de nós, pedestres, motoristas, cidadãos. E é isso que a campanha desse ano traz, todos têm participação e responsabilidade na segurança no trânsito. É preciso reflexões e ações sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e para isso a educação é a melhor saída.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta