Cuidados que se deve ter ao dirigir na chuva
O verão é uma época que além das férias também traz muita chuva em diversas regiões brasileiras. Por se tratar de um período de bastante movimento em rodovias, é necessário que os motoristas fiquem atentos à manutenção dos veículos, em busca de segurança durante o trajeto. Sabendo disso, separamos outros cuidados que se deve ter ao dirigir em dias chuvosos. Confira:
- Freios: A recomendação é não pisar com tudo no freio, pois pode fazer com que o veículo deslize para a frente e você perca o controle. Além disso, a água pode acabar entrando no freio, reduzindo a eficácia dele!
- Faróis e Lanternas: Os motivos pelos quais você deve dirigir com os faróis acesos durante dias chuvosos são:
– os faróis permitirão que outros carros vejam você se aproximando;
– os faróis ajudam a enxergar melhor a estrada, principalmente quando há neblinas e nebulosidade na pista;
Sendo assim, fique atento a revisão das luzes dos faróis e lanternas. - Pneus: Infelizmente neste período de chuvas a aquaplanagem é o acidente mais recorrente. Este fenômeno faz com que o carro perca o controle devido à falta de contato entre o pneu e o chão. Por isso, a dica é manter os pneus sempre em bom estado e calibrados.
- Limpadores: É essencial ter uma boa visibilidade durante a viagem, os limpadores auxiliam na segurança dos passageiros e condutor em dias chuvosos.
- Velocidade: Quanto menor a velocidade em estradas molhadas, menor a possibilidade de derrapagem. Sendo assim, vá mais devagar!
- Em casos de emergência: Estacione se necessário no acostamento, mas lembre-se: quando estiver estacionado, usar o pisca-alerta para ser visto por outros motoristas!
Pronto! Agora com essas dicas, você fará uma ótima viagem mesmo se acabar pegando uma estrada com chuva.
Nós da TRR São José desejamos a todos estradeiros uma boa viagem!