CNH com chip

CNH vai mudar para cartão com chip

Chega do tradicional papel, a novidade agora é cartão de chip!

De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai passar por mais uma mudança, para diminuir as fraudes e agilizar a fiscalização, o tradicional papel se tornará um cartão de chip até 1º de janeiro de 2019.

A CNH (em papel) ainda neste ano passou por algumas mudanças, justamente com intenção de reforçar a segurança. Uma delas foi o QR Code, que pode ser consultado pelo aplicativo específico que dá acesso rápido a diversas informações do condutor. A nova carteira de habilitação manterá o QR Code ativo, mas também registrará os dados do motorista no chip.

Ainda não há informações sobre valores para tirar ou renovar a nova habilitação, mas cada Detran define o valor a ser cobrado.

Todos condutores que possuírem documento válido em papel não serão obrigados a substituir, só precisarão efetuar a troca na hora da renovação.

Sendo assim, além de reduzir as fraudes, a nova CNH aumentará a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países.

A nova carteira, também conhecida por Cartão Inteligente, se assemelhará a um cartão de débito ou crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

A nova tecnologia tem objetivo de fazer com que o cartão sirva para pagamento de pedágio ou transporte de ônibus e metrô, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica.

Essas funcionalidades poderão existir por meio de convênios entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran.

Fonte: Só notícia boa.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta