Guarda multando

Guardas municipais aplicarão multas de trânsito em Curitiba a partir de 2018

A prefeitura da cidade Curitiba definiu que a partir de janeiro de 2018 os guardas municipais também poderão atuar como agentes de trânsito. Uma portaria publicada pela Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal da Defesa Social, no início de dezembro, credenciou 205 guardas municipais que, além das funções desenvolvidas hoje, também poderão aplicar multas de trânsito nos condutores.

O novo dever é apoiado pela portaria nº 19, assinado pelo Secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, que credencia e designa servidores da Guarda Municipal para esta nova função.

“Estamos avisando com antecedência para que a informação chegue a todos os motoristas antes que os guardas municipais comecem, de fato, a atuar também no trânsito”, informa Rangel.

Os guardas estão habilitados a notificar condutas irregulares dos motoristas, como

estacionamento irregular e excesso de velocidade. “Queremos que o motorista respeite as leis de trânsito para garantir mais segurança a ele, a outros motoristas, ciclistas e pedestres”, diz o Secretário.

A nova medida tem como objetivo dobrar o número de agentes de trânsito pela cidade e ter fiscalização fora do horário comercial, sendo assim, reforçar a fiscalização do trânsito também durante a noite. O Detran dará aulas práticas e teóricas aos 350 guardas e emitirá os certificados de conclusão.

De acordo com Rejane os guardas cadastrados como agentes de trânsito não receberão adicionais no salário para exercer a nova função. “Por enquanto não tem nenhuma gratificação, mas nós vamos buscar isso posteriormente para que não haja apenas aumento de atribuições, mas também melhorias nas condições de trabalho”, disse.

Fonte: Gazeta do Povo e Banda B.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta