Governo autoriza aumento da mistura de biodiesel no diesel de 8% para 10%

Nesta quinta-feira (9/11), em reunião extraordinária, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a proposta de antecipar o aumento da mistura de biodiesel por litro de óleo diesel dos atuais 8% (B8) para 10% (B10) a partir de março do próximo ano.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a produção de biodiesel deve aumentar 4,2 bilhões de litros neste ano. Já em 2018, deverá aumentar para 5,5 bilhões de litros.

No mês passado, o Brasil importou de 10,4 bilhões de litros de óleo diesel, num dispêndio de US$ 4,4 bilhões. Agora com a alteração da mistura para B10, o país deve economizar cerca de US$ 3,2 bilhões em importações do combustível fóssil. A alteração do biodiesel deve proporcionar também a criação de 20 mil novos postos de trabalho.

“É uma boa notícia. O aumento do biodiesel trabalha três pilares: o da sustentabilidade, o da inclusão social e o da parte econômica, com dois pontos positivos, ao agregar valor dentro do Brasil e também aumentar nossa segurança energética”, disse o gerente de economia da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

Contudo, a nova medida da mistura do biodiesel no diesel proporciona benefícios, como reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e aumentar a geração de emprego e renda entre as famílias brasileiras.

A resolução do CNPE segue para sanção do presidente da República Michel Temer, e entrará em vigor depois da publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: Setor Energético e Terra.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta