Introduzindo gasolina

O que é a borra nos veículos movidos a óleo diesel?

A borra é uma camada grudenta procedente do biodiesel, formada por reações químicas. A bomba abastecedora absorve a borra acumulada no fundo do tanque e a leva para o filtro e bombas injetoras, impedindo a passagem do diesel e levando à interrupção ou falhas no funcionamento do motor.

Desde de 2008, os carros movidos a diesel têm enfrentado grandes problemas com a formação de borra. Neste mesmo ano passou a ser obrigatória a adição de biodiesel ao combustível e a redução da quantidade de enxofre.

Geralmente os motoristas se queixam da dificuldade de limpar os tanques, do aumento dos custos com a manutenção dos carros e de falhas mesmo em veículos com pouca quilometragem.

Conheça os principais problemas:

  1. O teor de enxofre passou a ser reduzido no ano de 2010, saindo de 1.800 partes por milhão para apenas 10. Isso levou a um aumento de microrganismos que danificam os sistemas de combustível.
  2. As variações climáticas geram condensação da água dissolvida no óleo e que se deposita no fundo dos tanques. As bactérias se desenvolvem na superfície dessa camada de água.
  3. A alta pressão do desempenho dos motores gera um retorno de combustível quente nos reservatórios, aumentando a condensação. Sendo assim, a água pode arrastar pedaços de metal do próprio tanque.

 

Acrescentando

  1. Falhas no funcionamento do motor.
  2. Perda de potência do motor.
  3. Erosão nos tanques de plástico.
  4. Entupimento de filtros.
  5. Consumo excessivo do combustível.
  6. Maior gasto com manutenção e troca de peças.

 

Aprenda como resolver o problema da Borra

A solução é utilizada na África, Ásia e América Latina (incluindo o Brasil, desde 2010), além da Europa. Mas tudo começou na França.

A francesa Actioil vende no País o A550, em embalagens que vão de 500 ml a mil litros e que exige uma única aplicação a cada 6 meses. Para cada 500 metros cúbicos de diesel tratados com o Actioil, cerca de 40,2 toneladas de dióxido de carbono deixam de ser emitidas na atmosfera, garante a empresa.

O A550 já é homologado pelas marcas Case, New Holland, Iveco, Volvo, JCB, Auxter, PESA Caterpillar, Motormac, Stara e Petrobras Distribuidora.

Artigo: Alberto Oliveira – Tribuna da Bahia.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta