Aprenda como conservar os pneus de seu caminhão
Que caminhoneiro nunca perdeu o sono pensando em quanto gastaria com manutenção ou uma possível troca dos pneus do seu caminhão? Pois é, manter os pneus em bom estado não é nada fácil! Pensando nisso, separamos algumas dicas de conservação e manutenção de pneus, confira:
- Sempre calibre os pneus e até mesmo o estepe.
- Quando levar seu caminhão para lavar, não se esqueça de dar uma atenção a mais para as rodas e pneus. Os resíduos que se acumulam podem prejudicar o desempenho mecânico nessas áreas, além de provocar ruídos bastante desagradáveis.
- Tenha cuidado com as medidas de rodas e pneus, pois elas devem ocupar o mesmo diâmetro.
- Verifique sempre o alinhamento das rodas e o balanceamento dos pneus.
- Faça a recapagem dos pneus sempre que necessário. Pneus desgastados e “carecas” trazem enormes riscos para a sua segurança e a de terceiros.
Nós da TRR São José sabemos o quanto a manutenção de pneus tem um custo elevado para os caminhoneiros, que muitas vezes buscam alternativas que não se enquadram nos requisitos de segurança e qualidade adequados. Pensando nisso, deixamos aqui as nossas sugestões:
- Faça mais de três orçamentos.
- Organize as melhores datas de pagamento e manutenção.
- Fique sempre de olho na data da próxima revisão. Assim, você pode se preparar para reparos necessários.
- Nunca deixe para depois, a sua segurança e de terceiros é indispensável!
Dicas extras para ter pneus em dia
Quando o assunto é segurança, os pneus são uma das partes mais importantes do caminhão. Sabendo disso, aproveitamos para listar algumas dicas que vão ajudar você a cuidar melhor dos pneus do seu caminhão e consequentemente fazer viagens mais seguras pela estrada. Confira e aproveite!
- Faça o teste da moeda de 1 real: Um pneu instável oferece risco ao motorista e aos pedestres. Além de perder a estabilidade em freadas, aumenta as chances de estourar ou causar algum acidente. Por isso, a nossa dica é simples, para saber se já está na hora de trocar os pneus do caminhão, é só colocar uma moeda de 1 real no centro da banda (parte mais grossa do pneu). Se você conseguir ver a parte dourada é o momento certo para fazer uma visita ao borracheiro ou mecânico de confiança.
- Verifique a aparência do pneu: Fique sempre de olho se os pneus estão carecas ou formando bolhas. Se sim, é hora de substituir por um novo!
- Controle as pressões: É importante sempre seguir as recomendações do fabricante de pneus na hora de calibrar. Se possível, calibre uma vez por semana, e de preferência com os pneus frios.