Aumento da mistura de biodiesel irá demandar mais dois milhões de toneladas de soja
De acordo com as estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), a partir de março de 2017 teremos o aumento de 1% na adição de biodiesel ao diesel, totalizando 8%. Isso significa mais de dois milhões de toneladas de soja, aproximadamente 400 mil toneladas de óleo proveniente do grão.
Este ano espera-se que a produção de biodiesel chegue a 4,5 bilhões de litros. Superando o ano anterior, 2016, em que a produção foi de 3,8 bilhões de litros, sendo esse número 3% inferior ao ano de 2015. Por sua vez, estima-se que a produção de biodiesel deverá alcançar 18 bilhões de litros em 2030.
Segundo o presidente da ABIOVE, Carlo Lovatelli, a crescente participação do biodiesel na mistura com o diesel é extremamente importante. Uma vez que tende a aumentar a industrialização local e permite o incremento da oferta internacional de farelo de soja, favorecendo o mercado. “Como se sabe, cada tonelada de soja gera 20% de óleo e 80% de farelo. A principal matéria-prima do biodiesel é o óleo de soja (80%).”
Fonte: Abiove e Infomoney.