Ônibus movidos a biodiesel vão circular no Distrito Federal
A Secretaria de Mobilidade informou que os primeiros ônibus movidos a biodiesel devem começar a circular no Distrito Federal até fim deste mês. Com 20% de combustível feito a base de produtos animais e vegetais misturado ao petróleo, os coletivos vão fazer a extensão do Eixo Monumental por R$ 2,25.
Segundo o secretário Fábio Damasceno, os veículos vão fazer a linha circular do Memorial JK até a Praça dos Três Poderes, passando duas vezes pela Rodoviária do Plano Piloto. “Temos várias pesquisas apontando que é uma linha para a qual já existe uma demanda”, afirmou. Ao todo, serão oito ônibus circulando, mais um reserva. Eles têm a mesma estrutura do BRT, com piso mais baixo (não é preciso de escada) e equipados com ar-condicionado.
A novidade faz parte das medidas previstas pelo GDF para 2017 no setor de transportes. Uma outra anunciada é a previsão de implementar o Bilhete Único até março. A intenção é permitir ao usuário pagar só uma passagem mesmo que precise usar linhas diferentes. O modo como isso vai funcionar e o impacto no orçamento ainda está em estudo, informou a Secretaria de Planejamento.
Vantagens dos ônibus movidos a biodiesel
Os modelos de ônibus movidos a biodiesel são capazes de reduzir em até 90% a emissão de gases poluentes enquanto utilizam 35% menos combustível para rodar. Ou seja, as vantagens são muitas, tanto para o meio ambiente, quanto para as finanças das empresas e do Estado.
Fonte: G1, Secretaria de Mobilidade e ECOCASA.