Como funciona o motor a diesel

O motor a diesel diferencia-se do motor a gasolina na maioria das etapas do ciclo de funcionamento. Na fase de admissão, os cilindros são preenchidos apenas com ar, enquanto que, no caso da gasolina, ar e combustível são aspirados e, posteriormente, comprimidos, juntos. No ciclo diesel acontece a compressão de ar puro, está numa taxa muito superior e que faz o motor bem mais eficiente.

Diferentemente do motor a gasolina, o motor a diesel não conta com velas e a combustão não é causada por uma centelha. Ocorre uma auto inflamação do combustível provocada pelo calor da compressão. Dessa forma, a combustão não acontece toda de uma vez, mas sim à medida que o óleo diesel é injetado.

O grande segredo do motor a diesel é a sua taxa de compressão. Sendo ela alta e o combustível mais denso, o resultado é um carro com um rendimento maior. Aquele que rende mais é também o que consome menos, contrariamente ao que acontece com os veículos movidos por etanol. No entanto, as peças e materiais do motor precisam ser reforçados para sustentar a compressão, isso torna-o mais caro e pesado.

Leia também:

Por que usar biodiesel?

Vantagens na utilização do Biodiesel

O uso de biodiesel na agricultura e suas vantagens

Biodiesel é forte aliado contra mudanças climáticas

Produção de biodiesel deve subir 5% até o fim de 2016

Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta