Uso de drones e vants na agricultura
Têm sido muito utilizados na agricultura drones e vants. Pois, o monitoramento de safras a partir de suas imagens possibilita a aquisição de dados da área das lavouras, desde a fase do plantio até a fase da colheita. Essas informações são muito úteis para o manejo e monitoramento de safras, bem como na gestão e logística da produção, com isso há um grande aumento na produtividade, diminuição de investimentos e consequentemente aumento dos lucros no campo.
Como já conferimos aqui no blog a importância dos drones na agricultura, hoje vamos saber a importância do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) na agricultura.
Atualmente a grande inovação no mercado de agronegócios está sendo a utilização de imagens provenientes do vant, esta técnica veio para complementar à fotogrametria tradicional. Por ser uma tecnologia de qualidade e barata, esse aparelho têm ganhado um grande leque de atuação na área.
Além de fornecer imagens com alta resolução espacial (maior riqueza de detalhes) e a possibilidade de revisitas diária, o vant proporciona algumas possibilidades únicas como:
● Voar abaixo de nuvens (ótimo para o monitoramento em regiões úmidas);
● Fluxo: Planejamento, execução, pós-processamento em menos de 48 horas;
● Mapeamento de áreas inacessíveis sem apoio de campo (ex. florestas).
A base da economia brasileira, a agricultura, tende a ser mais tecnológica com passar dos anos. E o que antes era feito com imagens de satélite, hoje ganhou dois fortes aliados os drones e o vant.
Fonte: TRR São José, Negócios da terra e Agrimensor do Futuro.