Drones podem aumentar a produtividade e reduzir custos na agricultura
Os Drones ainda não se tornaram unanimidade no campo, por falta de conhecimento dos agricultores e pecuaristas, sobre a eficiência desses robôs. Porém, quem decidiu investir nessa tecnologia, encontra nela uma gama de utilidades, de análise da plantação a manejo de boiada.
De acordo com o Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP (ICMC-USP), o uso das informações coletadas por vants (veículos aéreos não tripulados), permite uns acréscimos de 15% a 20% na produção agrícola. A maior vantagem aprontada neste estudo, é a rápida detecção de áreas improdutivas, o que possibilita a adoção de estratégias de intervenção e otimiza o uso de insumos, possibilitando também ações pontuais de recuperação de lavouras.
Confira outras vantagens que os Drones oferecem para os Agricultores e Pecuaristas:
● O Drone possui uma câmera acoplada que faz a captura de imagens da plantação, que pode ser transferida de imediato para um computador ou para o celular;
● Ele também é equipado, por aparelhos de localização de satélite, o que dá a posição exata da área afetada;
● Suas imagens podem ser avaliadas a qualquer momento, e assim ajudar os agricultores com soluções mais objetivas e rápidas;
● Reduzir custos de produção e diminuir a contaminação nos terrenos.
Lúcio Jorge, pesquisador da Embrapa Instrumentalização, em São Carlos – São Paulo, afirma que “Tratar as áreas como não uniformes possibilita ao produtor rural a economia de insumos, a redução de impactos ambientais e o aumento da produtividade.”.
Fonte: TRR São José, CBN e Globo Rural.